Saiba como Comparar documentos no Word


Hoje eu tenho uma dica e tanto pra passar. Essa vai ajudar bastante os estudantes que estão fazendo os trabalhos de final de semestre e os TCCs da vida.

Sabe quando aquele professor bem bacana te devolve o trabalho (depois de tanto você cobrar) dizendo que fez algumas correções no texto? Aí você lembra que, depois de ter enviado uma versão para ele, já fez diversas outras alterações.

Primeira coisa que passa pela sua cabeça deve ser: já era o meu final de semana, terei de rever todo o trabalho procurando as alterações que o professor fez e atualizando a versão que está comigo =’(   É ou não é?

Depois de ler esta dica você nunca mais irá perder um final de semana, não por este motivo.

O recurso que o Word oferece é tão maneiro que você tem duas opções para utilizar. Vamos falar sobre Comparar Documentos e Combinar Documentos. As funções são bem parecidas, mas tem um detalhe que faz toda a diferença.

Uma solução para o caso acima é utilizar o recurso Comparar Documentos do Word, para isso clique na guia/aba Revisão, depois em Comparar e Comparar.

Nesta nova janela você busca os dois documentos clicando nestas pastinhas que estão circuladas. Abaixo do segundo arquivo tem um espaço para colocar o nome do professor que fez a correção do trabalho. Ainda temos diversas opções sobre o que queremos visualizar na comparação e, também, a opção de escolher o modo como iremos salvar as alterações feitas a partir desta comparação.

Calma, não precisa se assustar com a próxima janela, vou explicar direitinho como é que funciona.

Nesta parte dentro da marcação vermelha temos a estatística do que foi alterado no documento, abaixo dela temos o resumo de todas as alterações. É possível fazer o controle das alterações que você irá aceitar ou não clicando com o botão direito do mouse sobre as faixas, estas indicadas pela seta preta.

O documento no centro da tela, marcado com uma estrela azul, é a versão final da comparação, todas as alterações que você aceitar ou recusar irão modificar este documento.

Do lado direito da tela temos duas janelas, a marcada com o raio verde é o seu documento, a com seta amarela é o documento que o ‘professor gente boa’ te mandou. Numa mesma tela conseguimos visualizar tudo, comparar os documentos, selecionar o que queremos alterar e já ver como está ficando. Uma beleza!

 No próximo post iremos conversar sobre Combinar Documentos no Word.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e dedicar este post a todos os bons professores que não enrolam para devolver a correção dos trabalhos de seus alunos. Tenho o privilégio de conhecer alguns. =)

Até a próxima!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em MS Office 2010, Word com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Saiba como Comparar documentos no Word

  1. Pingback: Saiba como Combinar Documentos no Word | Gestão da Tecnologia da Informação

  2. Muito bom o texto, ele me ajudou bastante em um trabalho da universidade que estou realizando neste final de semana, obrigado mesmo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s