Utilizando o Hiperlink no Word


Olá! Tudo bem com você?

Vamos continuar nossa conversa sobre os recursos do Word?

Como mencionei no post anterior, hoje vou falar sobre o Hiperlink, mas decidi não usar a letra da música The Story, pois quero ir além de usar o recurso apenas dentro do mesmo arquivo. Com o Hiperlink você pode fazer inúmeras coisas: abrir um arquivo que está no seu micro, acessar um site, ir para outra parte do mesmo arquivo de texto e até inicializar um software. Tudo vai depender de seus objetivos com o texto digitado.

Use a sua imaginação e os recursos que o Office lhe oferece! Para isso vou mostrar aqui algumas formas de como utilizar o Hiperlink.

Esta é a primeira página do nosso arquivo de texto. São nestas frases que irei inserir os Hiperlinks.

Na segunda página eu digitei uma frase para poder demonstrar como criar um Hiperlink direcionando para outra parte ou frase dentro do mesmo arquivo. Selecionei esta frase e a marquei com o Indicador, conforme foi visto no post anterior.

Voltei para a primeira página, selecionei a frase onde quero inserir o Hiperlink e para fazer isso é só ir à aba Inserir e selecionar o Hiperlink. Na janela que se abrirá, do lado esquerdo, selecione ‘Colocar neste documento’ e depois selecione o Indicador que desejar, neste caso nomeado como ‘teste’. Ao clicar em OK o Hiperlink está pronto!

Para acessar é só clicar sobre ele com o ctrl pressionado.

Para adicionar os outros Hiperlinks o procedimento é o mesmo, só muda no momento de indicar o caminho a ser seguido. Neste caso foi criado um Hiperlink direcionando para uma página na internet.

Sempre que você passar o mouse sobre o Hiperlink ele irá mostrar o link que está atrelado àquela frase/palavra.

Neste outro caso foi criado um Hiperlink que abre uma imagem.

E neste último o Hiperlink abre um software, neste caso o Publisher do Office 2010. Ao clicar no Hiperlink que está configurado para abrir um software ele irá questionar, por medidas de segurança, se você quer mesmo fazer isso.

 

Ao clicar em OK, o software é aberto.

E o mais legal de tudo é que se você não quiser que a frase fique parecendo um Hiperlink é só modificar a formatação do texto (colocar a letra na cor preta e retirar o sublinhado). Legal né?!

Espero que você tenha gostado da dica de hoje.

Se tiver alguma sugestão para os próximos posts é só comentar este ou me enviar um e-mail.

Até mais!

Esta entrada foi publicada em MS Office 2010, Word com as etiquetas , , . ligação permanente.

13 respostas a Utilizando o Hiperlink no Word

  1. Iracema Hitomi Fujiyama diz:

    Olá!
    Você sabe como faço para voltar ao lugar do texto onde foi inserido o hiperlink?
    Explicando melhor: Quero colocar um hiperlink num documento word para uma outra parte desse mesmo documento. Eu quero que essa outra parte abra numa outra janela ou que tenha um mecanismo para voltar ao lugar do documento onde está o hiperlink.
    Agradeço se puder me ajudar!

    • Luciana Monteiro diz:

      Olá Iracema!

      Muito obrigada por sua visita e seu questionamento.
      Vamos ver se consigo te ajudar!
      Pelo que entendi você quer que, ao clicar em um hiperlink e ser direcionada ao local indicado por ele, com um clique volte ao texto/hiperlink inicial, correto?
      Você pode criar um hiperlink para retornar ao texto inicial da mesma forma que fez para direcionar à outra parte do texto.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida fique a vontade em comentar.

      Abraços

  2. Karina diz:

    Iracema, boa tarde.

    Consigo criar um hiperlink entre dois documentos word referenciando capítulos, títulos ou páginas?

    Obrigada.

    • Luciana Monteiro diz:

      Olá Karina!

      Obrigada por seu contato.
      É possível fazer isso sim, para que funcione você precisa antes marcar os capítulos, títulos ou páginas com um indicador. Este assunto foi tratado em um post anterior e referenciado neste post.
      Acabei de fazer o teste aqui e deu certo.
      Tente fazer aí e depois me conte.

      Abraços

  3. Danielle diz:

    Eu tentei fazer o que vc ensinou, mas no meu texto não deu certo, o que será que fiz errado? O procedimento do post vale para office 2010?

    • Luciana Monteiro diz:

      Oi Danielle!

      Sim, eu fiz no Office 2010.
      Atualmente estou usando a versão Beta do Office 2013 e também funciona da mesma forma.
      Tente refazer o procedimento, caso não consiga me conte que tento te ajudar.

      Abraços

      • Danielle diz:

        Oi, eu refiz e, ao criar o indicador e o hiperlink e inseri-los no texto, ao clicar aparece um recado dizendo que meu computador é restrito, e que por isso não posso concluir a operação. Só que eu faço meu login na máquina como administrador, vc sabe como posso resolver isso?
        Obrigada

      • Luciana Monteiro diz:

        Será que não devido ao próprio Office, o meu é Professional, o seu é qual?
        Quais aplicativos do Office você tem em seu computador?
        (Word, Excel, PowerPoint, Access, Outlook, Publisher, OneNote)

      • Danielle diz:

        O meu é professional também, instalei o pacote completo com um cd que tem no meu trabalho. Hoje apareceu um aviso dizendo que a cópia expirou, isso tem algo a ver? Tenho um outro cd do Office 2007 em casa, que posso tentar ver se com ele eu consigo fazer…

  4. Taiana diz:

    Olá..
    Tem como fazer para frases em outro documento do word?
    Não consigo achar o indicador nesse caso..
    O que devo fazer?
    Abs,
    Taiana

  5. Marcos diz:

    Tenho um doc do Word com um link para outro doc de word, o problema é que quando eu zipo a pasta e envio para alguém o link não funciona mais. Gostaria de saber se tem como preservar o link quando envio os 2 arquivos para alguém.

  6. guilherme diz:

    Bom dia, cara fiz tudo oq vc falou porem mesmo assim nao sou direcionado a pagina do hyperlink.
    Em outras palavras, o hyperlink esta no word porem quando clico no mesmo nao me redireciona a pagina na internet, só me redireciona quando seguro o ctrl e clico ou quando marco o mesmo, dps com o botao direito clico em abrir hyperlink, como faço para deixa-lo automatico ?

Deixe uma Resposta

