TCC – Versão Final – Parte 3


No primeiro capítulo foram abordados conceitos sobre Governança Coorporativa, Governança de TI, Gestão de TI e Gestão de Serviços de TI.

Governança é um conjunto de procedimentos, orientações e regras que auxiliam na administração do negócio, proporcionando controle, confiabilidade e transparência. Com a governança é possível alinhar as ações do executivo aos interesses do proprietário do negócio.

A Governança Coorporativa proporciona estes resultados na gestão da empresa, a Governança de TI alcança os resultados na sua gestão e no alinhamento da TI aos negócios da empresa. Ambas são de responsabilidade da alta administração, garantindo assim que as estratégias e objetivos da empresa sejam sustentados.

Segue um trecho do TCC com uma questão muito importante:

… qual a diferença entre Governança Corporativa, Governança de TI e Gestão de TI? Segundo Lopes (2010) Gestão de TI tem o foco em fornecer eficazmente serviços e produtos de TI, a Governança de TI tem seu foco no alinhamento da TI aos objetivos de negócio da empresa, e é a Governança Corporativa que define esses objetivos com a finalidade de agregar valores ao negócio.

Devido à dificuldade de encontrar, em fonte confiável, uma definição clara de Gestão de TI, foi necessário unir vários conceitos e teorias de diversos autores para podermos incluir no trabalho uma definição satisfatória do termo: Gestão da Tecnologia da Informação é um conjunto de atividades que tem como objetivo transformar a tecnologia em diferencial competitivo, alinhando a TI aos negócios estratégicos da empresa.

Sobre o Gerenciamento de Serviços de TI incluímos esta definição interessante baseada no livro de Magalhães e Pinheiro (2007): é o instrumento pelo qual a área adota uma postura proativa em relação ao atendimento das necessidades da organização, visando alocar adequadamente os recursos disponíveis, gerenciando-os de forma integrada para evitar a ocorrência de problemas na entrega e na operação dos serviços de TI.

Para obter bons resultados, seja na Governança ou na Gestão, é necessária a utilização de diversas ferramentas, o trabalho apresentou algumas delas:

ISO/IEC 20000 um padrão regulamentado para o Gerenciamento de Serviços de TI, evolução da norma BS 15000;

PMI (Project Management Institute) e PRINCE2 (Projects in Controlled Environments) voltados para o Gerenciamento de Projetos; Seis Sigma voltado para a qualidade e a melhoria contínua;

CMMI (Capability Maturity Model integration) que tem a finalidade de fornecer diretrizes baseadas em melhores práticas para a melhoria dos processos e habilidades organizacionais;

Framework Val IT e COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) ambos com um foco no controle, no entendimento e na transparência dos custos, riscos e benefícios dos investimentos em TI. Val IT pode ser considerado um modelo que estende e completa o COBIT; e

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) um conjunto de melhores práticas que orientam o gerenciamento de serviços de TI, assunto que será tratado com mais detalhes no próximo post.

TCC escrito por Luciana Monteiro @Lucathas
Sob a orientação do Profº Luiz Eduardo Guarino @Guarinaum
Esta entrada foi publicada em ITIL, TCC com as etiquetas , , , . ligação permanente.

8 respostas a TCC – Versão Final – Parte 3

  1. Pingback: Nunca foi tão fácil formatar um texto! | Gestão da Tecnologia da Informação

  2. Miliane diz:

    Oi, Luciana

    Tudo bem?
    Estou à procura de um tema para o meu TCC da pós-graduação e um que me interessou foi sobre o Gerenciamento de Riscos em TI.
    Ainda estou naquela fase das indecisões sobre o que fazer.

    Bom, eu poderia trocar umas informações com você?

    Obrigada!
    Miliane

    • Luciana Monteiro diz:

      Olá Miliane

      Vamos trocar informações sim, estou a disposição no que eu puder te ajudar.
      Vou te enviar um e-mail, ok?

      Obrigada pela visita ao blog.
      Abraços.

    • Bruno diz:

      Olá Milane, tudo bem?
      Você fez seu TCC da pós graduação ná aréa de gestão de riscos de TI?
      Eu estou iniciando o meu, e gostaria de ter algumas dicas…

      Obrigado.

      Bruno

  3. Bruno diz:

    Boa tarde, Luciana.

    Assim como outros, também estou desenvolvendo meu TCC da pós, com tema: Gestão de serviços com Itil.

    Gostaria de saber se poderia disponibiliza-lo.

    Meu email: brunobasilva@gmail.com

    Grato, desde já.

  4. Natália diz:

    Olá Luciana! Estou terminando minha pós graduação em Gestão de Projetos. Percebi em algumas matérias lidas que a área de Gestão dos Riscos está “bombando”. No entanto estou meio perdida sobre onde me aprofundar. Poderíamos nos comunicar por e-mail, caso você possa me auxiliar.

    Desde já, grata!

  5. Douglas diz:

    Olá Luciana,
    Gostaria de saber se o seu TCC esta disponível em algum lugar ou se você poderia disponibiliza-lo

  6. aury diz:

    Boa noite, sou outro que esta muito indeciso sobre o que fazer no TCC de governanca de TI, não tenho ligação com nenhuma empresa (de TI), nunca trabalhei com TI só estudo. Alguem pode me ajudar com o Tema?

Deixe uma Resposta

