TCC – Versão final – Parte 1


Olá pessoal!

Como prometido vamos conversar um pouco sobre o TCC.

Não é possível dizer que o processo de desenvolvimento deste trabalho foi fácil, a dificuldade começou na definição do tema! Não queríamos tratar de um assunto qualquer, a intenção era dar continuidade ao trabalho após o término da faculdade e conseguir especialização na área escolhida.

Após definir o tema foi necessário traçar o caminho a ser perseguido para desenvolver o trabalho. Definimos sobre o que falar e delimitamos a pesquisa, tanto bibliográfica quanto de campo. A decisão foi de fazer um estudo do cenário atual de um departamento de TI para posterior adoção das melhores práticas sugeridas pela ITIL.

A definição da empresa foco do estudo de caso também foi um gargalo. Inicialmente a empresa na qual tínhamos livre acesso não possibilitava a continuação do projeto pós-faculdade, já na empresa multinacional onde queríamos de fato realizar o estudo de caso não tínhamos o acesso necessário para desenvolver o trabalho de forma satisfatória. Foi quando conseguimos contato com uma empresa nacional, de porte médio, e com o interesse de adotar a ITIL, bingo!

Segue o resumo do TCC só para ‘dar um gostinho’:

Devido a grande evolução do mercado tecnológico e sua importância para a prosperidade das organizações, inúmeros conceitos, práticas e ferramentas surgem para auxiliar na gestão das informações, planejamento estratégico e Governança de Tecnologia da Informação (TI). Entre elas está a Information Technology Infrastructure Library (ITIL®), uma biblioteca de melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI, que foi desenvolvida inicialmente para otimizar e melhorar os processos internos do governo britânico. As melhores práticas sugeridas pela ITIL® evoluíram, passaram por diversas adaptações e se tornaram conhecidas no mundo todo. Em 2007 foi lançada sua terceira versão, conhecida como ITIL® V3, que passou por revisões para acompanhar a constante evolução tecnológica do mercado. A ITIL® visa proporcionar maior satisfação dos clientes e usuários e aumentar a eficiência e a eficácia dos serviços prestados, o que resulta na diminuição de custos e no aumento da qualidade dos serviços de TI. Este Trabalho de Conclusão de Curso visa, com fundamentos teóricos, apresentar um diagnostico do cenário atual do departamento de Tecnologia da Informação, com foco no Setor de Infraestrutura Tecnológica, de uma organização da área de metalurgia que pretende implantar a gestão dos serviços de TI baseada nas melhores práticas sugeridas pela ITIL®. Através das análises realizadas no estudo de caso foi possível estudar os processos, as atividades e o atendimento aos usuários realizados pelo Setor de Infraestrutura Tecnológica, levantar alguns pontos de melhorias e, com base nas melhores práticas do mercado, sugerir soluções adequadas à organização, visando uma futura adoção do Framework ITIL®.

No próximo episódio conversaremos mais sobre o desenvolvimento deste trabalho.

TCC escrito por Luciana Monteiro @Lucathas
Sob a orientação do Profº Luiz Eduardo Guarino @Guarinaum

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em TCC com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s