Evolução da Tecnologia portátil (Parte 4)


Olha só, pensei que em dois posts tudo seria esclarecido, mas já estamos no número quatro e ainda temos muitas coisas pra conversar!

Os celulares sobre os quais irei falar hoje possuem sistema operacional! Não, não falei errado, é isso mesmo! Os celulares mais modernos possuem sistemas operacionais, iguais aos dos computadores e notebooks, e este é um assunto extenso que, aliás, pode gerar uma nova série de posts, quem sabe né?!

Vamos aos ‘nomes’ que geram dúvidas quanto ao que é e para que serve?

Smartphone

(Dica: achei muito interessante esse Guia Prático para quem quer se aprofundar no assunto)

Smartphone é um telefone celular com todas as funcionalidades que você já leu nos posts 1, 2 e 3 só que rodando em um sistema operacional. Muitas pessoas (e empresas que querem vender ‘coelho por lebre’) tem dificuldade de diferenciar um ‘telefone burro’ de um ‘telefone inteligente’. Segundo o Guia Prático um smartphone é capaz de: rodar um sistema operacional completo; comunicar-se com o PC via USB, infravermelho (alguns) e bluetooth; conectar-se à web via GPRS, EDGE ou de preferência 3G; rodar um navegador com bons recursos, oferecer um cliente de e-mails e outros aplicativos de comunicação; tocar MP3, exibir vídeos e rodar jogos.

Se formos analisar, muitos celulares fazem isso, mas nem todos podem ser considerados inteligentes. A principal diferença é que o sistema operacional de um smartphone é aberto (fui orientada a não confundir com open source), permitindo que programas desenvolvidos por qualquer pessoa funcione nele. Ou seja, quem tem um smartphone pode desenvolver um aplicativo para rodar nele, você pode fazer o que quiser para o seu celular inteligente! Como diz um amigo meu: “conseguimos fazer de tudo com algumas linhas de código”, então aproveite e deixe o seu Smartphone com a sua cara!

Existem diversos sistemas operacionais para smartphones, os principais são: Symbian da Nokia (que recentemente confirmou parceria com a Microsoft); Windows Phone 7 da Microsoft , iOS da Apple, Android da Google (indico este site desenvolvido por alguns amigos www.androidbros.com.br), e o BlackBerry da  empresa canadense Research in Motion (RIM). Cada um deles possui pontos positivos e negativos, mas esse é um assunto para conversas futuras.

 

iPhone 4

O iPhone é um dos inumeros modelos de smartphone disponíveis no mercado. Este aparelho desenvolvido pela Apple é o mais lembrado da categoria com relação ao uso pessoal. O iPhone possui todas as funcionalidades do iPod, de um celular comum, acesso a internet, câmera digital de 5 megapixels, controle por voz, gravação e edição de vídeos, a possibilidade de adicionar aplicativos de terceiros, dentre outras. (Informações do site)

Já o BlackBerry, desenvolvido pela RIM, é o número um no meio corporativo. Se hoje temos os celulares inteligentes é graças a este aparelho, o primeiro da categoria. O BlackBerry possibilita a configuração de qualquer conta de e-mail e, também, suporta e-mails com anexos permitindo a visualização de arquivos de texto, tabelas, PDF, JPEG, BMP, e outros. Um Browser de fácil navegação, um botão com a função de mouse, teclado alfanumérico facilitando a introdução e edição de textos, fácil configuração, uma interface amigável e a maturidade na categoria de smartphone provavelmente são aspectos facilitadores para a grande aceitação deste aparelho no meio corporativo.

Bom, espero que vocês tenham gostado desta série de posts falando sobre tocadores de áudio digital e celulares. Mas os portáteis não se resumem apenas a estes aparelhos, não é mesmo? Em breve iremos conversar sobre notebook, netbook e tablet.

See you.

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Portable. ligação permanente.

Uma resposta a Evolução da Tecnologia portátil (Parte 4)

  1. @tittao diz:

    LoL

    A Lu nos citou em seu blog!!! AndroidBros fica feliz com isso!!!

    Muito maneiro seu artigo!!!

    mal posso esperar pelo próximo!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s