Evolução da Tecnologia portátil (Parte 3)


Neste post vamos falar sobre celular, um aparelho que passou por grandes mudanças em pouquíssimo tempo!

 

Este modelo "maleta", da Ericsson, é de 1989. Fonte: tecnologia.terra.com.br

A primeira chamada a partir de um telefone celular foi em 1973, mas somente em 1983 os aparelhos chegaram ao mercado. Nesta época um aparelho pesava quase um quilo (imagine só você andando com um desses o dia todo), mas o mais pesado era o preço, em torno de 3,5 mil dólares!! Além de caro e pesado, a carga da bateria do aparelho durava muito pouco, em torno de 90 minutos.

A telefonia móvel só chegou ao Brasil em 1990, e para ter um aparelho o cidadão brasileiro precisava pagar 20 mil dólares!! Não faço ideia de quantos aparelhos conseguimos comprar com esse dinheiro hoje, mas são muitos!

Os primeiros aparelhos portáteis eram da Motorola, mas por aqui as grandes inovações vieram de outras empresas. Em 1998 a LG lançou o primeiro pré-pago no Brasil e em 2002 a Samsung lançou o primeiro celular com display colorido (olha só que feito!). A partir daí os aparelhos evoluíram rapidamente e se uniram a outros aparelhos e tecnologias, como foi citado anteriormente.

Na pesquisa que fiz encontrei três principais tipos de aparelho celular, quanto ao seu designer físico, são eles:

Celular Flip

Celular Flip (ou Clamshell) que é aquele que ‘abre e fecha’, que dobra ao meio e, quando aberto, parece uma concha;

Celular Barra (ou Candybar) que tem o formato de uma barra (óbvio, rsrs), é retangular e tem o teclado abaixo da tela, conhecido como ‘tijolinho’;

 

Celular Slider (eu diria que esse é um slider duplo)

E temos também o Celular Slider, que tem o teclado embutido. Sabe aquele celular que você desliza a tela para usar o teclado? Então, este é o Slider.

Os primeiros aparelhos celulares utilizavam sinal analógico e um sistema de identificação que era facilmente clonado. Com a adoção dos sistemas digitais esse problema foi resolvido, além de possibilitar a transmissão de pacote de dados, permitindo o acesso a web. Foi aí que a evolução do celular disparou, hoje já temos os ‘celulares inteligentes’! Esta evolução ocorreu praticamente da mesma forma que a do ‘MP3’ citado no primeiro post, aos poucos novas funcionalidades foram integradas aos aparelhos até chegarmos aos modelos que conhecemos hoje.

Ok, o assunto esta se estendendo bastante, quanto mais escrevo mais coisas tenho para escrever, incrível! No próximo post irei falar sobre Smartphone, BlackBerry, iPhone, tudo ‘junto e misturado’, em breve iremos entender melhor sobre esses nomes conhecidos por muitos e entendidos por poucos.

See you!

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Portable. ligação permanente.

2 respostas a Evolução da Tecnologia portátil (Parte 3)

  1. Pingback: Tweets that mention Evolução da Tecnologia portátil (Parte 3) | Gestão da Tecnologia da Informação -- Topsy.com

  2. Pingback: Evolução da Tecnologia portátil (Parte 4) | Gestão da Tecnologia da Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s