Dicas para começar a programar: acredite, pode ser mais fácil do que você imagina!


O mercado para programadores anda bem aquecido. Isso porque a mão de obra brasileira é relativamente barata se comparada à da Europa e Estados Unidos. E nem por isso, deixa de ser qualificada. Teoricamente, programadores podem trabalhar de qualquer lugar e, ao prestar serviço para empresas gringas, ganha-se em dólar ou euro, e gasta-se em reais. Quer dizer, se você continuar morando por aqui. Nada mal, ein? Além disso, em momentos de crise, é o setor de TI que vai tornar o processo mais eficiente.

Mas aí você pensa que programar é algo difícil, bicho de sete cabeças, coisa para “gente grande” certo? Pois a gente vai provar agora que o bicho pode não ser tão complicado assim – desde que você tenha uma certa aptidão, é claro.

Hoje João Pedro tem 14 anos, mas desde os 12, é figura conhecida nas redes sociais. Curioso, inquieto e falador por natureza, o garoto sempre buscou no Google as respostas para as perguntas dele. No Orkut, queria saber como as pessoas conseguiam criar comunidades com milhares de seguidores. Assim descobriu uma linguagem de programação chamada javascript. De quebra, sacou algumas brechas de segurança e de programação da rede social, que hoje sofre por conta desses problemas. Foi daqui e dali, e acabou criando as suas próprias comunidades, que chegaram a ter centenas de milhares de usuários-robôs. “Aprendia, ensinava, compartilhava, era assim. Eu não posso falar que fui eu que criei porque não foi extamante eu. O crédito é de todo mundo porque os gringos que criam e compartilham e os brasileiros adaptam. É assim que funciona”, conta João Pedro Carvalho Motta, programador.

O que começou quase como brincadeira, acabou virando coisa séria. João resolveu investir na vida de programador. Os professores? Sempre o Google e a internet. Não gastava nem um centavo para aprender. “Comecei a entrar no PHP e sites de outras linguagens de programação. Eu queria fazer alguma coisa e não sabia, então eu lia e se não encontrava tentava de novo, fazia uma gambiarra de uma forma que funcionava, independente como, mas funcionava”, conta.

No blog que mantém, João sempre compartilha algumas das coisas que aprende e vê pela internet. Até que um dia, resolveu relatar um bug, – uma falha que descobriu no Twitter: ele conseguiu fazer a barra lateral do microblog ficar transparente! Era algo simples, mas que chamou a atenção de muita gente!

“Eu já tinha a minha [barra lateral transparente] e comecei a passar para alguns amigos, mas eu nunca tinha divulgado porque não achei que as pessoas gostariam tanto. Então, um dia eu postei no blog uma maneira simples de colocar a sidebar transparente e instantaneamente o blog teve milhares de visitas e deslanchou completamente depois daquilo”, lembra.

Mais recentemente, ele descobriu a solução para um outro bug do twitter. Quem usa o microblog já deve ter percebido que, em todas as mensagens que trazem algum acento, os links podem não funcionar direito. Pois não é que o brasileiro de 14 anos deu um banho na equipe gringa e descobriu a solução para o problema? “A Carol que é a brasileira que trabalha no Twitter entrou em contato comigo pra saber como eu corrigi e logo depois ela já pediu cópia do código pro Twitter dar uma olhada e agora eles estão corrigindo baseado nisso”, explica.

Mas o que será que se passa na cabeça do João e de programadores em geral? Que características as pessoas que querem seguir nessa profissão precisam ter? Sem dúvida, raciocínio lógico e muita curiosidade são fatores determinantes. “Nenhum bug você procura, você pensa que gostaria de fazer alguma coisa e aí pensa uma maneira que daria pra fazer? Então vamos tentar dessa maneira aí. E assim que nasceu tudo e é assim que nascem as grandes ideias”, diz.

Se você quiser conhecer as várias soluções encontradas pelo João, como a barra transparente do twitter ou até mesmo um aplicativo que mostra quem está online no seu microblog, acesse agora olhardigital.com.br. Você também pode encontrar um aplicativo criado por ele especialmente para o Olhar Digital, para que você retuíte mensagens nossas em seu próprio Twitter. Assim, você espalha as nossas notícias para os seus amigos, automaticamente.

Links da matéria:

Olhar Digital Tweets – O feed de notícias do Olhar Digital no seu twitter

Web Dicas – o blog do João Pedro

Indicação do João: video-aulas de programação

Php.net – Dicas de programação php

WordPress.org

Kid’s corner – programação para crianças

Alice – software de programação 3D para crianças

c-Jump – jogo de tabuleiro com conceitos básicos de linguagens de programação como C, C++ e Java

Fonte: Olhar Digital

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Career, Programming Language, Tips. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s