Eleições 2010: você já sabe em quem votar? A tecnologia te ajuda!


Neste domingo (3) o Brasil inteiro tem um dever e direito como cidadãos: a votação. Há quem já saiba de cor o número de seus candidatos e tem acompanhado de perto o horário eleitoral, os debates e as plataformas dos políticos. Mas, também existem aquelas pessoas que ainda estão indecisas e precisam correr contra o tempo para escolher seus candidatos.

E foi justamente para ajudar estes eleitores indecisos que durante o período eleitoral foram criados tantos sites e aplicativos sobre as eleições. Existem sites com testes gratuitos, notícias, promessas, índices de popularidade, dicas para um voto consciente, cola para os números dos candidatos e acompanhamento da apuração dos votos.

O Repolítica, por exemplo, tem um teste online para ajudar o usuário a fazer sua escolha. Você seleciona o cargo e vai respondendo algumas perguntas como quais são suas prioridades, que valores aprecia em um candidato, posição econômica etc. Em alguns segundos o site te dá opções de candidatos que se encaixam com o seu perfil e você diz se concorda ou não com a sugestão.

No Questão Pública, também existe questionário, dicas e notícias sobre as eleições 2010. Enquanto que no site da Google, Eleições Brasil 2010, tem um histórico das outras eleições, alguns vídeos, ranking e um mapa para acompanhar seu candidato a qualquer momento. Se você quiser saber onde está a Marina Silva, por exemplo, basta clicar no ícone correspondente para descobrir o que ela está fazendo naquele local. No próprio site do TSE tem uma coluna especialmente criada para as Eleições 2010, com simulação de votação, prestação de contas, estatísticas e outros dados importantes para a tomada de decisão.

Pegando a onda das redes sociais, o Eu Lembro segue a linha do Twitter e outros sites de relacionamento. Você se inscreve, indica quais são seus candidatos e pode segui-los. O site busca automaticamente informações em toda a rede, usando o Wikipedia,YouTube, Busk e o próprio Twitter. Já numa linha mais cômica, mas ainda assim de grande utilidade pública, o Promessas de Políticos posta todas as promessas dos candidatos presidenciais. A ideia é que o  internauta se lembre o que foi dito e possa cobrar mais tarde. A página ainda tem um \”promessômetro\” de cada político e um índice de quais áreas foram mais comentadas.

Os smartphones também têm sua vez nas eleições. O jornal Estado de S. Paulo e O Globo criaram aplicativos para iPhone com notícias dos bastidores das eleições. Mas não foram só estes veículos, ao entrar na Apple Store tem pelo menos cinco aplicativos como esses, todos empenhados em ajudar os eleitores.

Se ainda estiver na dúvida ou precisa de uma colinha para domingo, dê uma conferida nestes sites e aplicativos, eles podem ser de grande ajuda.

Olhar DigitalStephanie Kohn

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Tips. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s