Já ouviu falar em áudio 3D?


O mundo em três dimensões. Ultimamente é esse um dos assuntos mais falados entre os fãs de tecnologia. Aqui mesmo você já aprendeu bastante sobre o tema. Mas, e áudio 3D, você já parou para pensar que também existe? A técnica já está por aí há algum tempo. Quando você assiste um filme nos cinema, e tem a sensação de que o som do filme percorre todos os cantos da sala, está aproveitando uma tecnologia chamada Surround. Ela também está presente nos home theaters, e dá uma impressão de realidade à cena, não é mesmo? Mas estamos falando de outra técnica, chamada Binaural, que dá uma sensação muito maior de imersão no áudio que está sendo transmitido.

“No Binaural você consegue ter isso [maior imersão] no fone de ouvido, essa é a grande diferença. É interessante imaginar a possibilidade de coisas que você pode ter com um mp3 e um fone de ouvido. Cria-se situações e cenas interessantes em três dimensões, pois dá para perceber o som vindo dos lados, de cima, debaixo”, explica Sérgio Rezende, Diretor da Comando S.

É como se algum fantasma chegasse no seu ouvido e falasse alguma coisa. Ou então um carro imaginário buzinasse ali do lado enquanto você está sentado na sala de casa. Para dar essa sensação de realidade, essa técnica se baseia na captação dos sons da cena. Com um molde de uma cabeça, são colocados nas orelhas dois microfones que recebem o som que nos rodeia. Transferido para o computador, esse áudio é editado para ser ouvido em 360 graus.

Imagine que você esteja em uma sala de concerto. Normalmente você vê e ouve a música que vem na sua frente. A técnica Binaural coloca o espectador no meio da orquestra, cercado pelo sons dos instrumentos.

“Colocamos o molde no estúdio e fazemos uma encenação ao redor dele. Então, tudo o que ela está captando, é o que vai ser transmitido para o seu ouvido depois, quando estiver escutando um mp3, CD, seja lá o que for. O que a cabeça [molde] perceber, você vai perceber depois de volta”, ensina Sérgio.

Hoje esse tipo de efeito ainda é pouco aproveitado! A animação Monstros SA, por exemplo, utilizou o áudio 3D na parte final da apresentação, quando aparecem os créditos de quem participou do filme.

“Esta é uma ferramenta muito legal quando está junto da imagem em 3D. Porque dá para posicionar o som pra frente, pra trás, para os lados, igual se faz com a imagem 3D”, diz Marcelo Cury, Diretor Técnico da Comando S.

E aí, ficou curioso para saber mais sobre o áudio 3D? Clique nos links que acompanham esta matéria e ouça no seu computador. Corre lá!

O ‘Virtual Barbershop’ é ótimo!

Olhar Digital

Anúncios
Esta entrada foi publicada em News. ligação permanente.

Uma resposta a Já ouviu falar em áudio 3D?

  1. Luciana Monteiro diz:

    O Virtual Barbershop é o melhor de todos, mas quando for ouvir use fones de ouvido e, de preferência, feche os olhos. Você vai achar que está realmente cortando o cabelo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s