IPV6: O novo sistema de numeração do seu IP


http://www.nomedosite.com.br. Você já está acostumado com essa nomenclatura na rede. Mas o que você talvez não saiba é que para cada nome de site, existe um número correspondente. Todo endereço, em letras, tem um irmão numérico. E cada computador, inclusive o da sua casa, tem um número único a partir do momento em que ele se conecta à internet. É o tal do IP. O sistema que gerencia tudo isso é chamado IPV4. São nove dígitos que, combinados, conseguem suportar cerca de 4 bilhões de endereços.

Pablo Hinojosa,manager da Icann na América Latina, explica  “Os endereços de internet tem uma função que se chama “unicidade” e que é uma única direção para não se chegar a um lugar errado. Cada computador tem um número assimilável na rede e esse número tem que ser único. Esse sistema de direção assimila o número na forma de blocos, primeiro regionalmente, depois a grandes operadoras e depois aos usuários.

Mas com o crescimento exponencial da internet, esses números IPV4 estão chegando ao fim. A expectativa é de que já não exista mais disponibilidade a partir de julho de 2011. Então para que a internet continue crescendo e se desenvolvendo, foi necessário criar um outro sistema de numeração. Daí surgiu o IPV6, que comporta muito mais computadores, servidores e endereços web. Ao invés dos 4 bilhões de números, ele agora comporta uma quantidade que nem nós sabemos falar: são 3,4×10 elevado à 38ª. Potencia, ou seja: 34 seguido de 37 zeros!

O tamanho atual das direções de IPV4, imagine que cabe em um IPod ou em um telefone celular. Já a comparação do tamanho das direções do IPV6, seria como do tamanho do planeta Terra. Então, são com essas diferenças de tamanhos que estamos lidando e o IPV6 nós dará a direção por muitos anos mais.

Pense que, em breve, até mesmo a sua geladeira e o seu microondas estarão conectados à rede e cada um deles também terá o seu número IP. Nesta nova realidade, a ampla disponibilidade de endereços se torna imprescindível. Todos os novos sistemas operacionais já comportam este padrão. Apesar de ser algo invisível aos olhos dos leigos, é bom você saber que, existem uma série de processos complexos por trás de uma interface amigável.

Olhar Digital

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Internet. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s