Escritório de advocacia melhora gestão de TI com thin client


O necessidade da renovação do parque de TI levou o escritório de advocacia Felsberg e Associados, um dos maiores do Brasil, com quatro unidades no País e mais quatro nos Estados Unidos, Alemanha e China, a adotar a tecnologia thin client. O projeto envolveu inicialmente 205 terminais, abrangendo os departamentos ligados ao negócio principal do escritório. A adoção dos servidores magros trouxe bons resultados, avalia a empresa.

Dados de mercado apontam que a tecnologia thin client pode proporcionar redução de custos em até 50%. Recentemente, a Universidade de Lancaster, no Reino Unido, divulgou que em pequenas e médias empresas, a tecnologia pode diminuir os custos de manutenção em 71% e de despesas de capital em 61%.

Seduzido pelas promessas, o escritório optou por equipamentos da Wyse com tecnologia de sistema da Citrix. Nos primeiros 205 terminais migrados, o investimento foi de 184 mil reais. “Um dos elementos importantes no processo de escolha foi procurar o fornecedor que tivesse variedade de equipamentos, para vários perfis de usuário. Temos um modelo misto, no qual alguns usuários executam todas as funções remotamente e outros precisam de máquinas mais robustas”, avalia Rodrigo Soares, gerente de TI do escritório.

A implantação começou pelas filiais, para possibilitar acesso remoto, redução de uso de banda, tráfego mais seguro e administração centralizada da estrutura. “Agora, tudo fica centralizado na matriz, onde fica o data center. Hoje temos uma média de 80% de economia em espaço físico e 40% de energia elétrica, já que as máquinas são mais dispendiosas”, diz o gerente.

Soares não tem uma estimativa precisa sobre o quanto foi economizado com compra de equipamentos, mas os custos com atualização e gerenciamento de aplicativos em até 50%, pois agora ela é realizada apenas uma vez no servidor, que cuida automaticamente dos thin clients. “Hoje são 9 máquinas para atualizar, que cuida dos 205 equipamentos nos usuários finais”.

Depois da experiência, a organização quer migrar o restante das estações de trabalho para a tecnologia, incluindo também o departamento administrativo, e já está estudando o melhor modelo de thin client para tocar o projeto.

Por Rodrigo Afonso – ComputerWorld

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Hardware, Infrastructure. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s