Cartucho de impressora original ou compatível: qual é o melhor?


Um dos maiores mitos no mundo da informática talvez seja o dos cartuchos. Qual vale mais a pena: o original, desenvolvido pelas próprias empresas que fabricam impressoras? Ou o compatível, aquele que não tem uma fabricante de impressora por trás?

“Em um cartucho novo a qualidade de impressão é a mesma. Então, tecnicamente, imprimindo com um cartucho compatível e imprimindo com um cartucho da marca da impressora, se você for pegar as duas páginas, você não consegue dizer qual é qual”, argumenta Francisco Paulo de Andrade, gerente de produtos da Maxprint.

Antigamente, a principal crítica aos cartuchos originais era o alto preço do produto. Os valores eram tão altos, que a compra de três unidades, por exemplo, poderia custar o preço de uma impressora nova. Naquela época, um litro de tinta preta poderia custar o mesmo que 300 gramas de ouro, olha só! O mililitro da tinta custava mais que o mililitro da champagne mais cara! Hoje, esses valores são bem menores, e equivalem ao preço dos cartuchos compatíveis.

“No passado era verdade, era comum uma impressora custar R$300 e um cartucho custar R$100. Hoje, os cartuchos produzem muito mais páginas e custam muito mais barato, sempre com altíssima qualidade. Então não houve perda na qualidade” explica o diretor de vendas da HP, Luis Esteter.

Mas aqui cabe uma reflexão. O cartucho é o negócio onde as fabricantes ganham dinheiro. Elas gastam dinheiro com o desenvolvimento da impressora e com o design do cartucho. E isso custa muito caro. O compatível pega um projeto já existente e desenvolvido por uma empresa e simplesmente o reproduz. Ou seja: o processo acaba se tornando mais barato. Não seria justo que essa economia fosse repassada aos clientes? Fica aí uma observação para que você, consumidor, avalie.

Já que os preços e a qualidade são equivalentes entre compatíveis e originais, a diferença fica para o remanufaturados – aqueles em que o cartucho é utilizado mais de uma vez. O problema aqui é justamente o tempo de uso. Os cartuchos remanufaturados naturalmente já tiveram uns desgastes e já sofreram com variações na cabeça do cartucho, por exemplo. Esses desgastes, aliás, talvez estejam por trás dos problemas que o Carlos Eduardo enfrentou. Ele é diretor de uma gráfica em São Paulo. Ele utilizava cartuchos remanufaturados para imprimir documentos internos. No caso dele, a opção pela economia causou problemas.

“O que aconteceu foi que começaram a surgir manchas nas folhas, nas impressões. Eram manchas pequenas, depois pó, depois ficou praticamente inutilizável. Hoje a gente consegue utilizar, sim, mas só em preto e branco e, mesmo assim, com 40% da qualidade original”, explica o diretor de marketing da Alphagraphics, Carlos Eduardo Witte.

Hoje ele não utiliza mais cartucho remanufaturado, mas ainda convive com as consequências. Para imprimir documentos de algum cliente, é claro, ele nem pensa – e nunca pensou – nos remanufaturados.

“Nas gráficas a gente procura obter a melhor qualidade possível no equipamento. Se existe qualquer risco, seja de danificar o equipamento ou de apresentar um trabalho com uma qualidade ruim para um cliente, a gente não vai utilizar” complementa Carlos Eduardo.

De cartuchos, agora você já entende, e se quiser saber como escolher a melhor impressora para a sua casa, clique no link abaixo. Você encontrará uma matéria que te ensina a fazer a escolha certa.

Link da matéria:
Laboratório Digital: escolha a melhor impressora para a sua casa


Link de blogs parceiros:

Na hora de comprar um cartucho, qual é a melhor opção?

Olhar Digital

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Hardware, Several. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s