10 usos da tecnologia 3D que nem todos conhecem


Certamente você conhece e até mesmo já usufruiu da tecnologia 3D. Sua capacidade é enorme, permitindo desde a criação de simples objetos realísticos até as mais complexas formas. Seu principal uso nos dias de hoje, ou pelo menos o que mais conhecemos, são em jogos e na recente (no Brasil) TV 3D. Porém, seu uso vai muito mais além.

Sabe aquela joia caríssima que pessoas da alta sociedade e famosos usam? Elas, antes de serem lapidadas, nada mais eram do que um simples molde em 3D. Os projetos mais complicados e inovadores são, sem exceção, todos moldados com os mais poderosos programas de 3D do mercado. Depois de prontos, são rapidamente lapidados seguindo este mesmo.

Não somente joias são moldadas em 3D mas também o calçado que você está usando agora. Desde tênis até as mais simples havaianas são desenhadas com a tecnologia. O resultado é um produto ergonômico, bonito e que se adapta aos contornos dos pés.

Passando dos sapatos a uma escala maior, grandes prédios também são outros que surgem de programas do gênero. Tanto exterior, interior e estrutura são criados e testados usando a tecnologia.

Artistas modernos são outros exemplos. Largando a popular tinta, pincel e tela, grandes obras nos dias de hoje também surgem de programas que modelam em 3D. Photoshop, por exemplo, é uma das maiores fontes deste tipo de obras.

Além disto, quem nunca assistiu ou pelo menos ouviu falar do seriado CSI? Nele, a polícia forense usa a modelagem 3D constantemente, criando um rosto através do crânio encontrado no pântano, por exemplo.

E por falar em rostos e recriação de características humanas, não há como não citar os videogames. O uso da tecnologia está dia-a-dia mais potencial conseguindo o que até então, através do 2D, era praticamente impossível. Halo 3 é um grande exemplo de criação com objetos que, de fato, parecem (e muito) reais.

Outro uso do 3D é nas investigações de grandes acidentes aéreos. Modelar o avião e, com base nas informações contidas na caixa-preta, simular o que ocorreu é o maior auxilio para desvendar o que causou a queda.

Além disso, também podemos citar os filmes. Quem não conhece StarWars? Todas as insanas batalhas intergalácticas e efeitos de luz são o mais puro 3D em ação. Sem ele, um filme de tamanho sucesso nunca teria sido possível.

Desvendar a história, em grande parte, ocorre pela modelagem 3D. Com ela você pode reproduzir grandes acontecimentos registrados e, com base no conhecimento humano, tentar entender o porquê destes. Simular a erupção vulcânica do Monte Vesúvio, que destruiu completamente a antiga cidade romana de Pompéia em 79 A.C. é um uso neste contexto.

Outro item que fascina muitos na história são os dinossauros. Sua existência é muito longe da nossa, mas alguns de seus rastros ainda existem. Documentários, reconstrução da vida dos mesmos e até mesmo filmes como o Jurassic Park são feitos, novamente, com tecnologia 3D.

Quer queira ou não, o 3D está onipresente em nossas vidas. Desde as coisas mais simples como a criação de um sapato até desvendar nosso passado, como citado.

Por Lucas Dillmann – Technow

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Several. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s