Corrigindo lentidões na inicialização do Windows 7


Uma das promessas da Microsoft com o Windows 7 é sanar os problemas de desempenho e estabilidade que seu antecessor, Vista, gerou. De fato, a empresa aparentemente acertou e conseguiu melhorar neste aspecto, mas como nem todo sistema operacional é perfeito ainda existem alguns pequenos problemas do gênero, principalmente na inicialização.

Uma falha até então sem solução que ocorre é quando o usuário no lugar de um wallpaper define uma cor sólida como plano de fundo da área de trabalho, o que aumenta em até 30 segundos o tempo que o computador leva para iniciar.

Segundo a Microsoft, uma correção do problema virá junto do Service Pack 1 para o 7, mas existem maneiras manuais. Uma delas é criar uma simples imagem, ainda que de 5 por 5 pixels de dimensões, de mesma cor e a aplicar como fundo de maneira repetida.

A segunda forma é alterar uma chave no Registro do Windows, algo que leva apenas 4 passos:

  1. Com o Menu Iniciar aberto, no campo de busca digite regedit.exe e pressione Enter;
  2. Na parte à esquerda, navegue até a pasta  HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System;
  3. Dê um duplo clique na entrada DelayedDesktopSwitchTimeout à direita – caso ela não exista, crie com um clique direito em um lugar vazio > Novo > Valor DWORD (32 bits). Na nova janela, altere o valor para 5.
  4. Encerre o programa e reinicie o computador.

Neste segundo método, alterando o Registro do Windows, irá solucionar o problema de maneira mais “perfeita”, ou em outras palavras, é o método mais correto e eficaz, mas também o mais demorado e difícil, recomendado apenas a usuários com um bom nível de experiência.

Qualquer que seja a forma usada para corrigir, ainda que simples soluciona um problema irritante (quando falamos, obviamente, de ficar esperando o computador estar pronto para uso) e que, as vezes, é desconhecido pelo usuário.

por Lucas Dillmann

TechNow

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Software Engineering. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s