Ética nas empresas e na sociedade


O ranking nacional das Melhores Empresas para Trabalhar em TI & Telecom completa cinco anos. O sucesso da iniciativa, reunindo COMPUTERWORLD e Great Place to Work® no Brasil, fez com que diversos outros países seguissem o mesmo caminho, estimulando um movimento pela melhoria do ambiente de trabalho. Na pesquisa deste ano, o número de empresas participantes cresceu 19% e o total de funcionários representados aumentou expressivos 33%, demonstrando o crescente esforço das organizações instaladas no Brasil.

O que essas empresas, algumas premiadas ao longo desses cinco anos, fazem de especial? O que elas sabem muito bem – e podem dar o exemplo para muitas outras – é que ao cuidar de suas equipes, permitem que todo o potencial das pessoas se manifeste. Não por acaso, essas companhias apresentam menores índices de rotatividade, maior atração de talentos, crescentes níveis de satisfação de clientes e, naturalmente, melhores resultados financeiros, para alegria dos funcionários e acionistas.

Ao contar com profissionais comprometidos, essas organizações também superam momentos adversos com muito mais garra e ousadia. A pesquisa das Melhores Empresas para Trabalhar em TI & Telecom, realizada nos primeiros meses deste ano, reflete o que ocorreu nas organizações no ano passado, que foi um período marcado por dificuldades e reflexos da crise. É bastante significativo, por exemplo, o crescimento de três pontos percentuais na afirmativa “meu trabalho tem um sentido especial; para mim, não é só mais um emprego”.

Enquanto a média nacional entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil apresenta cerca de 50% da força de trabalho representada pelos nascidos a partir de 1978, a chamada geração Y, em nosso setor esse índice ultrapassa 60%. Esses jovens são marcados pelo otimismo e a familiaridade com a tecnologia, mas não aceitam as estruturas burocráticas e lentas. Por outro lado, gostam do trabalho em equipe e admiram uma liderança autêntica, que gere desafios constantes e estimule o desenvolvimento profissional e pessoal. Fica aqui a primeira grande lição para qualquer empresa que busque transformar seu ambiente de trabalho: prepare melhor os seus gestores, atuais e futuros. A chave para o sucesso está em estabelecer uma excelente relação líder-liderado, construída na base da confiança.

Segunda lição: perfeito alinhamento entre valores da organização e de seus profissionais. Empresas como o Google, por exemplo, recrutam com base em sua cultura e fazem desse processo um dos segredos de seu sucesso. Não basta trazer os melhores talentos do mercado. É fundamental garantir que os bons profissionais encontrem um ambiente estimulante, com identidade de valores. Dentre outras, duas afirmativas puxam a média geral da pesquisa para cima e refletem muito bem o que as pessoas acreditam em termos de valores: “os chefes são honestos e éticos na condução dos negócios” e “eu me sinto bem pela forma como contribuímos para a sociedade”. Os funcionários querem enxergar em seus empregadores os mesmos valores que defendem como cidadãos e as Melhores Empresas para Trabalhar são também aquelas que melhor respondem a esse anseio de suas equipes.

Baseados em práticas claras e simples como essas, aprendemos que qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer lugar, pode tornar-se um excelente lugar para trabalhar. E com isso construir uma sociedade melhor. Bom exercício de cidadania para todos nós!

Por Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work

Computerworld

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Management. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s