Proxy Error? Server Error? 404? 503?


Durante a navegação na rede, não é difícil encontrar uma página que não abre, ou um serviço fora do ar. Até a popular baleia do Twitter e o saudoso “No Donut For You” do Orkut entram nessa lista de avisos. Pois é, quando esse tipo de mensagem aparece, é porque falhas aconteceram durante o processamento da página. Mas ao contrário de mensagens personalizadas como a do Twitter ou do Orkut, os sites costumam exibir alguns códigos. Como o 404, 403 ou 503. E você sabe o que eles significam?

O erro 404, por exemplo, é bastante comum e também é bem simples. Significa que o browser não achou o endereço que você digitou. Neste caso, vale dar uma revisada no caminho que você tentou acessar. Já outras falhas são de responsabilidade dos administradores dos sites, como o 503. O código quer dizer que o servidor da página está offline ou sobrecarregado de acessos.

“Pode existir a possibilidade de que os administradores de um site ou de outro ocultem esse tipo de informação, coloquem uma informação generalizada, aparecendo para você apenas como um Proxy error. Então, quer dizer, você não consegue identificar com precisão qual o tipo de erro que está acontecendo com a sua conexão ou com sua navegação ali no momento”, explica Fábio Tancini, Gerente de Tecnologia.

Sabe quando você tenta baixar um arquivo e surge aquele aviso “Bad File Request”? Pois é, esse problema não é com você, nem com a sua conexão. Neste caso aconteceu um apontamento errado. O link não está direcionado para o download de fato. Outro erro que você já deve ter visto é o 403. Ele aparece quando o internauta tenta acessar um local para o qual ele não possui permissão. Isso geralmente acontece em sites que são pagos.

Também existem códigos que podem indicar algum problema dentro da sua conexão de casa. O aviso “Unable to locate host”, por exemplo, tem dois significados: ou o site está fora do ar ou a sua internet não está devidamente conectada.

“Tem alguma coisinha a mais por trás de cada um. Então, a ideia é que você consiga pelos erros padrão, os erros padrão que aparecem no seu browser, você identificar rapidamente o que poderia ser, até mesmo para você entrar em contato com o prestador de serviço que você tem, para você poder identificar e falar para ele ‘Olha, eu estou com o erro 403, 404′”, diz Fábio Tancini.

Atualmente, a maioria dos sites arranjou um jeito um pouco mais simpático de camuflar esses erros. Mas eles continuam por aí, seja com recados engraçadinhos ou desenhos amigáveis, todos querem informar que existe um problema atrapalhando a navegação. Ficam aí mais esses códigos para o seu vocabulário digital.

Olhar Digital

Anúncios
Esta entrada foi publicada em News. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s