Uso corporativo da Web 2.0 exige mudança de comportamento


Cada vez mais as empresas são cobradas pela adoção de tecnologias de nova geração, em especial, aquelas voltadas aos ambientes colaborativos da Web 2.0. Contudo, para que as iniciativas tenham sucesso, deve existir uma mudança de comportamento dentro das organizações. A constatação faz parte de uma análise realizada pela consultoria inglesa Ovum.

Para o diretor de pesquisas da Ovum e responsável pela análise, Steve Hodgkinson, o comportamento dos funcionários representa o principal empecilho à implementação de tecnologias emergentes.

“Há uma lacuna grande entre as tecnologias existentes e a capacidade das pessoas em absorvê-las”, diz Hodgkinson, ao lembrar que vários comportamentos precisam ser mudados quando se implementa uma solução colaborativa – a partir da qual os profissionais podem compartilhar informações. “O fato é que muitas dessas posturas são, digamos, artificiais. Elas surgem em um contexto muito mais empresarial e que distoa do comportamento humano”, pontua.

De acordo com pesquisador, muitas ferramentas de Web 2.0 ganharam espaço nas organizações devido à vontade de alguns empregados, que assumiram para si os projetos. Contudo, nem sempre as empresas estão dispostas a estimular o compartilhamento de informações, com medo de perder poder e evitar o uso indevido dos dados.

Segundo Hodgkinson, no entanto, as ferramentas colaborativas só terão sucesso nas organizações se os usuários ficarem livres para utilizá-las como bem entenderem.

Ele também afirma que incentivar as pessoas a participar de redes sociais, no intuito de aproximá-las da dinâmica da Web 2.0, é absolutamente necessário. Ao departamento de TI das empresas Hodgkinson sugere: “Deixem de observar as redes sociais e as plataformas colaborativas, como uma visão técnica. Comparem a internet a uma horta, em que encontrar o solo apropriado, selecionar as sementes mais promissoras, regar e cuidar faz parte do processo”.

Por Computerworld/Austrália

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Web 2.0. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s