Obama quer recolher lixo espacial


Cada pontinho representa um objeto com 10 cm ou mais deixado pelo homem no espaço

Nova Política Nacional Espacial dos Estados Unidos destaca a importância de se recolher o lixo que orbita a Terra.

O documento, divulgado esta semana pela Casa Branca e a aprovado pelo presidente Barack Obama, dedica uma seção inteira à chamada Preservação do Ambiente Espacial e Uso Responsável do Espaço e propõe que os países se unam na remoção do material abandonado.

“Todas as nações têm o direito de usar e explorar o espaço, mas com direito também vêm responsabilidade. Os Estados Unidos, portanto, chamam todas as nações para trabalharem juntas e abordarem a atividade especial responsável para preservar o direito a este benefício para futuras gerações”, diz o documento.

A justificativa para tamanha preocupação também aparece logo na introdução do documento: a dependência humana dos equipamentos em órbita e seu uso crescente “significam que o uso irresponsável do espaço pode ter consequências desastrosas para todos nós. Por exemplo, décadas de atividade espacial encheram a órbita terrestre com detritos; conforme os países continuam a aumentar sua atividade no espaço, a chance de uma colisão aumenta significativamente”.

O alerta americano não é à toa. Ao todo, 19 mil corpos próximos à Terra e maiores do que 10 centímetros foram rastreados pelos Estados Unidos através de sua rede de vigilância, a U.S. Space Surveillance Network. Na imagem, nem todos os pontos são “lixo espacial” – por definição, qualquer objeto feito pelo homem que orbite ao redor da Terra e não possua mais uma utilidade. A NASA rastreia tanto objetos ainda em uso como aqueles já aposentados ou descartados.

Entre os objetivos destacados pela Casa Branca, estão a minimização do lixo especial, com o desenvolvimento e adoção de políticas internacionais padronizadas.

Paula Rothman, de INFO Online

Anúncios
Esta entrada foi publicada em News. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s