Como acessar e-mails com segurança em redes Wi-Fi


Por mais tentador que seja utilizar redes Wi-Fi para, a qualquer hora e local, acessar a internet por meio de dispositivos móveis, nem sempre o usuário está seguro. Mais do que isso, ler e enviar e-mails a partir desses pontos de acesso público à internet pode representar um risco à segurança da informação corporativa.

A seguir, acompanhe seis regras de segurança que podem ser implementadas pelas áreas de TI, com o intuito de minimizar os riscos de acesso aos e-mails em redes Wi-Fi.

1. Use um sistema de webmail com HTTPS para toda a sessão. A maioria usa HTTPS apenas quando vai acessar sites, mas eles, geralmente, voltam para HTTP após a autenticação. As duas exceções são a versão web do Microsoft Outlook e o Gmail.

2. Se o e-mail não é criptografado, todos que estão conectados na rede Wi-Fi podem ler o conteúdo das mensagens. Uma pessoa mal intencionada pode roubar o cookie da sessão e se registrar na conta de webmail, mesmo sem a senha. Certifique-se de que os usuários estejam usando páginas criptografadas.

3. No caso em que o usuário precisa acessar a sua caixa de entrada completa do Gmail, o POP3 pode ser a melhor opção. Clique no item Configurações, depois em Encaminhamento e POP/IMAP e marque a opção “Ativar o POP para e-mails que chegarem a partir de agora”. Clique em Salvar alterações. A partir de então, as mensagens na caixa de entrada poderão ser lidas a partir de servidores do Google, ainda que o usuário não esteja conectado na web.

4. Todos os profissionais precisam cadastrar uma conta no Gmail para usar o serviço de redirecionamento de emails, pelo menos durante viagens ou em caso de acesso remoto. Para isso, é necessário entrar em Configurações, depois em Contas e Importação e digitar os detalhes de sua outra conta de webmail. Digite a senha e escolha como deve lidar com as mensagens.

5. O usuário pode ainda usar a opção ‘De’ do Gmail para fazer o envio de  mensagens, como se estivesse usando sua conta de email regular, com mesmo nome e dados. Após entrar em Configurações, clique em Contas e Importação e, por último, em Enviar e-mail como. Digite os detalhes pedidos sobre a conta, clique em Next Step e siga as instruções.

6. Caso o usuário receba muitas mensagens, deve usar o serviço de filtragem para se organizar. Crie um filtro para adicionar uma nova regra e encaminhar os e-mails para um Gmail. Ao retornar da viagem ou do período em que está fora do escritório, o usuário deve desligar o serviço de encaminhamento de e-mails nas configurações.

Por IDG News Service

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Infrastructure, Security. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s