Software como serviço: 4 cuidados para adotar a solução


As promessas de cortar custos e de reduzir a complexidade de gestão colocam o software como serviço ou SaaS (do inglês, software as a service), na lista de soluções que estão no radar das áreas de TI. E se a modalidade deve ser um sucesso garantido entre as organizações, por outro lado, exige um cuidado redobrado dos potenciais clientes, alerta a consultoria Gartner.

Com base na experiência dos usuários de SaaS, a consultoria elaborou uma lista de cuidados que as empresas precisam ter na hora de contratar o software como serviço, com o intuito de evitar erros comuns, como o dimensionamento equivocado de demandas e contratos mal escritos.

A seguir, acompanhe os quatro itens que o Gartner recomenda que estejam no radar das áreas de TI interessadas em SaaS:

1. Entenda o real valor da solução. Segundo a consultoria, o software como serviço não pode ser encarado como a solução de todos os problemas. Pois  se essa modalidade traz uma redução de custos com licenças e infraestrutura, ao mesmo tempo em que promete uma facilidade de gestão, por outro lado, as aplicações oferecidas no mercado apresentam algumas limitações em relação a funcionalidades.

2. Crie uma política. O próximo passo, de acordo com o Gartner, é criar um documento voltado a estabelecer as regras específicas da organização para utilizar SaaS. Esse modelo precisa ser definido pela TI em conjunto com as áreas de negócio e deve valer para toda a corporação.

3. Avalie os fornecedores. Além das soluções oferecidas, deve-se analisar as condições de gerenciamento dos diferentes provedores desse tipo de oferta. De acordo com a consultoria, a escolha nunca deve levar em conta apenas o desempenho da solução no mercado.

4. Integração. O último passo para o sucesso do modelo de SaaS, na visão do Gartner, é ter um bom planejamento de como esse ambiente será integrado a outras soluções que rodam na empresa.

Por Redação da Computerworld

Anúncios
Esta entrada foi publicada em SaaS. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s