Computação em nuvem deve acelerar produtividade


Como todos no ambiente de TI corporativa sabem, cloud computing chegou e está ganhando mercado, mas há uma grande “elefantes” quando se aborda a nuvem, como sugeriram especialistas que participaram de um painel no Enterprise 2.0. “Quais são os benefícios da nuvem”, questionou Alex Wolfe, moderador do painel e editor-chefe da InformationWeek EUA. Murali Sitaram, da Cisco, retribuiu a provocação com outro questionamento: “como você mede a produtividade?”

As respostas podem ser diversas e, muito provavelmente, porque computação em nuvem é um fenômeno relativamente recente e que agora passa a ganhar tração. Mas os especialistas indicam que cloud irá melhorar a produtividade mesmo neste estágio juvenil.

Ted Schadler, da Forrester Research, avalia que os CIOs precisam ouvir a equipe e também questionar os integrantes. Quando um projeto estiver com 80% da execução, converse com seu time novamente, só assim a produtividade adquirida poderá ser mensurada. Schadler lançou o livro “Empowered: unlesah your employees, energize your customers and transform your business.” A tese dele é que muitos funcionários têm acesso a uma tecnologia mais atual “em casa que no trabalho. Eles têm conhecimento e sabem o que fazer.”

O especialista da Forrester indicou que poderia haver uma troca maior entre funcionários adeptos de novas tecnologias, usualmente os mais jovens, e CIOs que querem plataformas para entregar alguns pedidos para o rápido desenvolvimento da nuvem.

Sitaram acredita que para ter sucesso, as plataformas cloud precisam ser abertas. Ele nota ainda que esta plataforma e outros padrões de computação em nuvem estão apenas no início para serem estabelecidos.

Respondendo ao questionamento de Wolfe sobre a chegada do vídeo na nuvem, Sitaram afirmou que o vídeo já está avançando neste ambiente e disse esperar um salto quando os preços da comunicação por vídeo caírem.

por W. David Gardner | InformationWeek EUA – Disponível em IT Web

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cloud Computing. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s