Como lidar com o excesso de qualificação no mercado de TI


Há alguns meses, Derek Stolpa atua como consultor independente enquanto, em paralelo, busca a recolocação no mercado. O executivo foi demitido da empresa de auditoria Jefferson Wells, na qual atuava como diretor de TI.

Stolpa já realizou uma série de entrevistas de emprego e têm ouvido com frequência a alegação de que é muito qualificado para a função de gestor de TI. “O que me entristece em toda essa história é que tenho muito carinho pela minha função. Tudo que quero é compartilhar aquilo que sei”, diz o profissional.

Ouvir que alguém está muito qualificado para cumprir determinada função representa um código indecifrável para muitos profissionais de TI. A pergunta que fica é: será que as empresas preferem pessoas menos competentes?

Ultrapassar os requisitos mínimos para uma determinada vaga de trabalho tem vantagens para os candidatos e, em vários aspectos, isso acaba beneficiando o empregador. Na perspectiva desse último, contratar alguém muito competente reduz ou elimina completamente a necessidade de treinamento, ao passo em que o candidato traz bagagem e variedade de experiência refletidas na qualidade de seu trabalho. Finalmente, a integração de um funcionário de alto padrão na equipe eleva o moral de forma geral.

O lado ruim de contratar alguém muito qualificado para as empresas é que a área de recursos humanos teme que esse profissional rapidamente fique desmotivado e deixe a organização. Além disso, os colegas de trabalho e a equipe podem enxergar esse colaborador como uma ameaça. Por fim, a preocupação das áreas de recursos humanos está em atender às expectativas de evolução salarial de alguém extremamente qualificado. Veja mais na CIO.

Por CIO/EUA

Anúncios
Esta entrada foi publicada em MKT Pessoal. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s