Análise: cloud computing provocará uma ruptura na TI


A computação em nuvem (cloud computing) servirá como um divisor de águas na história dos departamentos de TI. Pelo menos, na visão de Ronei Silva, sócio-diretor da consultoria TGT Consult. Para o especialista, o conceito de cloud estimulará uma ruptura na forma como as áreas de tecnologia da informação se organizam e na maneira como elas fornecem os serviços para o restante da organização.

“A TI vai ter de criar um centro de competência para lidar com os múltiplos fornecedores”, pontua Silva. Ainda de acordo com ele, esse movimento será provocado pela disseminação da computação em nuvem e por um aumento na demanda por projetos baseados em SOA (arquitetura orientada a serviço).

O consultor ressalta também que se cloud computing representa um caminho sem volta, por outro lado, ainda representa um conceito incipiente no mercado. “O modelo não está bem explicado e os próprios fornecedores não se mostram aptos a esse tipo de oferta”, pontua o especialista. Um dos claros sinais dessa imaturidade, segundo ele, é o fato de que os provedores de serviços baseados na computação em nuvem não conseguem oferecer uma das premissas desse tipo de oferta: o pagamento pelo serviço efetivamente utilizado.

Do lado dos usuários, a postura das corporações representa outra importante barreira à disseminação das ofertas. “As empresas precisam romper com o paradigma de que precisam ter o controle absoluto sobre as soluções”, destaca Silva, que acrescenta: “O conceito vai estar maduro em três a cinco anos.”

Por Tatiana Americano, CIO Brasil

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cloud Computing. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s