Ciab 2010 encara desafios da Geração Y


“Geração Y tem o interesse das áreas de tecnologia dos bancos. É um desafio às nossas organizações atender pessoas do perfil”. A frase de Alexandre de Barros, vice-presidente de TI do Itaú-Unibanco, marcou e deu a tônica da abertura oficial da edição 2010 do Congresso e Exposição de TI das Instituições Financeiras (Ciab) da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na manhã de quarta-feira (09/06).

A expectativa dos bancos é que os clientes dessa geração nativa no mundo digital e nascida após 1980 imponha desafios e demande grandes esforços tecnológicos. Em sua 20ª edição, o encontro aborda também questões como redes sociais e computação em nuvem, aliado ao cenário vivido pela economia brasileira.

“Na época do primeiro Ciab, beirávamos uma inflação de 2.000%”, recorda Fabio Barbosa, presidente da Febraban e do Grupo Santander, para completar: “A Geração Y só tem conhecimento da inflação de dois dígitos pelo que ouviram de seus pais”.

O executivo destaca que, ao longo das últimas duas décadas, os bancos nacionais passaram por transformações e desafios, mas, no final, mostraram solidez e amadurecimento, como pode ser constatado na última crise global. “Acredito que o mais importante desses 20 anos foi o estado de espírito dos consumidores ao longo do tempo. O entusiasmo com as facilidades tecnológicas foi se transformando em exigência”, avalia Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo.

De fato, um tanto do desempenho das instituições financeiras nacionais atrela-se ao uso extensivo de TI. O setor destaca-se como indutor do uso da tecnologia na sociedade brasileira. Para se ter uma ideia, os bancos nacionais gastaram cerca de R$ 19 bilhões em TI, no ano 2009.

Principal evento brasileiro de tecnologia para o setor bancário, o Ciab se estende pelos próximos três dias no Expo Transamérica, em São Paulo (SP).

por Felipe Dreher – IT Web

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Several. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s