BB implanta novo modelo de governança de TI


O Banco do Brasil rodará, a partir do segundo semestre, uma nova estrutura de gestão de tecnologia da informação.”À medida que avançamos em novas tecnologias, trabalhamos a melhoria desta arquitetura e revisão de governança”, justificou José Luis Prola Salinas, vice-presidente de TI e logística da instituição, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira no Ciab.

O executivo afirma que a iniciativa representa uma mudança no modelo de relacionamento do departamento com as áreas demandantes. Com isto, um comitê passa a selecionar e priorizar os projetos alinhados ao negócio que entrarão na fila de produção. “Não muda o perfil da TI, mas aprimora o modelo de gestão”, destaca, reforçando que o movimento ocorre em decorrência de uma estrutura madura e produtiva que precisa ser projetada e ajustada para os próximos dez anos.

A implantação do novo modelo de gestão do departamento de tecnologia já concluiu as fases de avaliação e viabilidade de negócio. O processo segue para colocar o modelo em prática, percurso que segue pelos próximos dois anos, quando “deve entrar em ritmo de cruzeiro”, nas palavras do vice-presidente.

De acordo com o banco, seu complexo central de tecnologia processa mais de 900 sistemas corporativos e existem mais de 250 projetos em execução. Grande parte dos processos críticos foram considerados na modelagem da nova governança. Segundo o banco, 63% dos processos de negócio dependem 100% de tecnologia, sendo que outros 23% apoiam-se 80%.

O BB trabalha com um orçamento de TI na casa de R$ 1,4 bilhão para 2010. O valor praticamente repete o montante aplicado no ano passado. O foco desses recursos, segundo Salinas, miram melhoria de sistemas, novas soluções e inovações. “Aquilo que é básico e dinâmico em tecnologia”, comenta.

por Felipe Dreher – IT Web

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Management. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s