Oracle não é empresa de código aberto, diz presidente da Red Hat


A Red Hat está encampando uma batalha para defender que, ao contrário do que se diz no mercado de TI, a Oracle não pode ser considerada uma fornecedora de código aberto por conta da compra da Sun e do controle sobre ferramentas como Java, MySQL e OpenSolaris.

Graças a esse movimento, o analista do Gartner George Weiss chegou a afirma que a Oracle teria se tornado o mais poderoso player do mercado de código aberto. Mas o presidente de produtos e tecnologias da Red Hat, Paul Cormier, aponta que a companhia não faz jus ao título, por conta do domínio que mantém. “Ser aberta é também possuir e apoiar uma ampla comunidade de desenvolvedores. O OpenSolaris, por exemplo, não é aberto. Ninguém mais, exceto a Sun, trabalha em seu desenvolvimento”, defende Cormier.

Segundo o executivo, a Oracle tem pedaços abertos, o que não a qualifica como fornecedora de código aberto. “Nós, da Red Hat, abrimos tudo. Não temos um sistema operacional com fragmentos fechados”, defende.

Mundo Java

Com a compra da Sun, a Oracle também passou a participar no Java Community Process, grupo responsável por elaborar documentos formais voltados a definir as especificações da tecnologia. Mas Comier afirma não estar preocupado com a influência da concorrente no desenvolvimetno Java. “A comunidade está observando de perto a forma como isso será gerenciado”, pontua o presidente, que completa: “O ciclo de desenvolvimento da ferramenta continuará efeverscente como sempre”.

Cormier falou ainda dos padrões abertos que a Red Hat desenvolve para computação em nuvem e criticou a VMware e a Microsoft por sua postura no fornecimento da tecnologia. “Essas empresas dizem que podem fazer o melhor pela empresa, mas a proposta é mantê-las dentro de suas estrutras engessadas. Isso é computação dos anos 80”, finaliza.

Por Network World (EUA)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Programming Language com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s