Gestores de TI ainda não compreendem impacto de redes sem fio


Seja por meio de redes Wi-Fi ou smartphones, as redes wireless (sem fio) estão cada vez mais frequentes nas empresas de todos os tamanhos e viraram uma fonte crescente de frustração para muitos executivo de TI.

O vice-presidente global de tecnologia e comunicações da empresa de engenharia Jacobs Engineering Group Inc., Brad Wright, relata que as soluções wireless trouxeram grande ansiedade para o seu departamento. “E a necessidade de gerenciar tecnologias em constante evolução e ainda lidar com usuários cada vez mais exigentes tornam a tarefa duplamente difícil”, pontua Wright, ao apontar que hoje sua empresa tem 15 mil usuários conectados a redes sem fio.

A grande preocupação dos gestores de TI gira em torno da capacidade de segurança das informações que trafegam nas redes wireless. E a situação só tende a piorar com a chegada das tecnologias de próxima geração, como vídeo e voz sobre Wi-Fi.

Algumas universidades têm saído na frente no assunto. Na Liberty University, localizada em Virginia (EUA), os gerentes de TI usaram a rede local sem fio para distribuir 17 canais de televisão, baseados em IP para os dormitórios dos alunos. Segundo o gerente de serviços da instituição, Jimmy Graham, o projeto custou bem menos do que oferecer os serviços de televisão via cabo coaxial ou mesmo pela Ethernet.

O analista da consultoria em TI J. Gold Associates LLC, Jack Gold avalia que poucas empresas realmente entendem os impactos da evolução das tecnologias sem fio. “Streaming de vídeo, colaboração em tempo real e aplicações baseadas em nuvem acessadas por dispositivos móveis terão um efeito profundo em redes corporativas, segurança e no gerenciamento de dispositivos e usuários”, acrescenta o especialista.

Por Computerworld/EUA

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Infrastructure. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s