Trend Micro abre laboratório para análise de ameaças no Brasil


A empresa de segurança digital Trend Micro inaugurou neste mês um laboratório no Brasil para analisar as ameaças desenvolvidas localmente e que impactam diretamente os negócios no País. A iniciativa é a primeira da companhia para a América do Sul.

Um dos primeiros resultados obtidos pelo laboratório local é um dado alarmante para instituições financeiras: 80% das ameaças virtuais criadas no País têm como alvo as instituições financeiras. E o foco dos criminosos não são mais ataques a websites e infecções por vírus, mas sim ameaças silenciosas, como cavalos de troia, phishing e roubo de identidade.

“Com base nessas informações e nas análises das ameaças, a empresa ganha mais capacidade de realizar uma atuação regional focada”, afirma o gerente-geral da Trend Micro no Brasil, Fábio Picoli, ao justificar a importância da empresa manter um laboratório local.

Picoli destaca que os parceiros de negócio da companhia no País terão um papel fundamental. Isso porque, eles vão alimentar o laboratório com os diferentes tipos de ameças coletadas pelos clientes da Trend Micro no Brasil para análise. “Estamos investindo em capacitação dos parceiros para realizar pré-analises e dar mais qualificação ao trabalho realizado”, diz o gerente-geral.

O laboratório também vai coletar dados por meio de iscas. Estas últimas, máquinas vulneráveis instaladas no ambiente de alguma organização, com o objetivo de atrair ataques. A partir delas, é possível estudar os mecanismos usados pelos criminosos. Ainda de acordo com o executivo, os bancos conseguem muito material referente a problemas de segurança por meio dessa metodologia.

As instalações no Brasil se juntam a uma série de outros laboratórios regionais que a Trend Micro mantém ao redor do mundo e que fornecem análises para cerca de 75 milhões de dispositivos conectados à rede de proteção da companhia. Segundo dados de pesquisas da empresa, em todo o mundo, surgem 100 mil novas ameaças por dia.

Por Rodrigo Afonso, da Computerworld

Anúncios
Esta entrada foi publicada em News. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s