SAP anuncia BI que promete acesso mais rápido a dados


A SAP anunciou uma nova versão da sua solução de Business Inteligente (BI). A ferramenta, batizada de BI-Aceleration, foi apresentada pelo fundador da companhia, Hasso Plattner, durante o SAPPhire Now, evento para clientes e parceiros, realizado em Orlando (EUA). Entre as promessas da tecnologia está a de ajudar as empresas acessarem mais rápido as informações para tomada de decisões de negócio.

Segundo Plattner, uma das inovações do BI-A é que os dados dos relatórios poderão ser acessados diretamente da memória do servidor, sem a necessidade de pesquisa no banco de dados. Por isso, a SAP está chamando o produto de ‘BI in Memory’.

Plattner destacou que o novo BI vai dar mais velocidade às companhias, por permitir consultar informações de um relatório de vendas, estoque ou outros dados para tomada de decisão em menor espaço de tempo.

O vice-presidente da unidade Business Objects (BO) da SAP para a América Latina, Emílio Marino, acrescenta que o acesso às aplicações pela memória do servidor é dez vezes mais rápido que a busca de informações em banco de dados.

Outra vantagem da tecnologia apontada pelo executivo, é a redução de custos. Ele destaca que os processadores estão ficando mais poderosos e mais baratos. Entretanto, Marino afirma que o backup dos dados continuarão armazenados em banco de dados.

CRM on demand

Outra novidade anunciada pela SAP é uma suíte de Customer Relationship Management (CRM) que será oferecida ao mercado pelo modelo de software como serviço (SaaS) com processamento em cloud computing. O pacote está previsto para ser lançado até o final de 2010.

A SAP já oferece BI e sistema de gestão empresarial (ERP) por SaaS e o próximo será o CRM. A oferta da empresa de ERP sob demanda é o Business ByDesign, mais voltado para as pequenas e médias empresas, que está disponível nos Estados Unidos e Europa e que chegará à América Latina no até final de 2011.

Os lançamentos da SAP fazem parte de uma nova estratégia traçada pelos CEOs e co-diretores da companhia, Bill McDermott e Jim Hagemann Snabe, que assumiram o comando da empresa em fevereiro último, após a saída de Léo Apotheker.

Durante o SAPPhire Now, eles disseram que a SAP está se apoiando em três pilares para ajudar seus clientes a atenderem às atuais exigências do mercado de operarem em tempo real e com sustentabilidade: On Premise, que é a entrega de soluções para rodar dentro de casa, como o ERP; On Demand, com o fornecimento de software por SaaS processadas em cloud computing; e On Device, que permitirá que as aplicações que estão na infraestrutura de TI interna possam ser acessadas pelos dispositivos móveis em qualquer lugar.

A SAP promete investir para entregar soluções sob demanda e fazer com que suas aplicações de negócios ganhem mobilidade como o ERP, CRM, BI e supply chain. Para isso, executivos da companhia informam que estão se aliando com parceiros, como é o caso da ampliação de um acordo anunciado no evento com a EMC, VMware e Accenture para processamento das suítes na nuvem.

Por Edileuza Soares, da Computerworld

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cloud Computing, News, SaaS com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s