Especialistas em TI comentam futuro do Google Wave


Com a liberação do Google Wave para todos os usuários, a Google espera que as empresas passem a utilizar o aplicativo. No entanto, a adoção não deve ser tão rápida quanto a companhia espera, de acordo com especialistas.

Na opinião de analistas, o Google Wave é o mais completo dentro do novo negócio de redes sociais, mas a ferramenta não deve atrair rapidamente a atenção dos executivos de TI das empresas. “As empresas não assimilarão, de imediato, o Google Wave”, disse Rob Enderle, analista do Enderle Group. “A colaboração tem se revelado muito difícil de vender e as companhias tendem a ser lentas na adoção de novas tecnologias.

Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research, disse que o Google Wave tem uma chance de entrar rapidamente no mercado de educação, mas não no mundo corporativo. “É nesse segmento que os aplicativos da Google estão ganhando força. O Wave é poderoso e tem um grande potencial, mas falta suporte para a comunidade empersarial. E a Google não quer atender telefone”.

Gottheil acredita que o Google Wave só será capaz de conectar os usuários de uma empresa quando houver um terceiro desenvolvedor no caminho, com uma oferta consistente de aplicativo de negócios. “Com esse cenário, a adoção da ferramenta será acelerada”, complementa.

Enderle disse que o Google seria sensato se expandisse o Wave primeiro para usuários individuais e pequenas empresas e, a partir daí, crescer naturalmente. “As pessoas precisam passar por um processo de motivação e orientação para mudar a maneira com a qual trabalham e as ferramentas que usam. Até que a Google entenda isso, as iniciativas como Wave serão uma nota de rodapé na história sob a categoria dos fracassos”.

O anunciou, de que o Google Wave está disponível para todos, foi feito durante a conferência Google I/O, na última quarta-feira (19/5).

O Wave foi projetado para oferecer uma variedade de ferramentas, tais como e-mail, mensagens instantâneas, blogs, wikis, além de gestão e partilha online de documentos,  em uma rede sistema social.

Divulgado pela primeira vez no maio de 2009, em uma conferência de desenvolvedores, o Google Wave chegou a 100 mil usuários, até o final de setembro, utilizando a versão beta da rede.

Por IDG News Service

About Luciana Monteiro

A travel lover, an eternal student, a dedicated worker and a mother of two beauties. Passionate about visiting places and meeting people, their culture and history. Also very keen on movies and series.
This entry was posted in Technologies and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a comment