Fundador do Skype quer investir em start-ups de TI brasileiras


O cofundador do Skype e do Kazaa, Niklas Zennström, está em visita ao Brasil durante esta semana. O motivo é que o executivo veio divulgar um fundo de investimentos criado por ele, o Atomico Ventures, que tem a proposta de investir em start-ups (empresas iniciantes) na área de TI, em especial, com alto potencial de crescimento na internet.

Além de buscar parceiros locais interessados em investir no projeto, Zennström está de olho em empresas brasileiras que se encaixem no perfil para receber investimentos. A estratégia, segundo ele, é ajudar essas companhias financeiramente e também fornecer a consultoria necessária para que elas tenham um crescimento sustentado.“Queremos ser a ponte para as empresas brasileiras no mercado mundial”, enfatiza.

Quanto ao perfil de start-ups procuradas, podem participar da análise de projetos empresas de qualquer segmento ligado à internet, o que inclui desde desenvolvedores de soluções de segurança a redes sociais. O executivo destaca que o Atomico já iniciou um processo de análise de algumas organizações locais e o resultado das avaliações pode demorar até 12 meses.

No modelo de financiamento, o Atomico compra um cota minoritária da empresa com a meta de contribuir para sua expansão no mercado. No entanto, Zennström afirma que não adquire a corporação e nem tem qualquer controle sobre a gestão.

Atenção para o Brasil
O mercado favorável e os bons resultados gerados com o Skype foram motivos que chamaram a atenção do fundo de investimentos para o País. “Além disso, os brasileiros são muito criativos no desenvolvimento de novas soluções e para a realização de negócios”, avalia Zennström.

Carlos Pires e Albuquerque, que já foi diretor de desenvolvimento e marketing da Skype, será o responsável pelo fundo no Brasil e vai cuidar da prospecção de novos empreendedores. Na América do Sul, o Atomico já atua na Argentina, onde está em fase de concluir o financiamento a um site interativo sobre cinema, o CinemaKi, no qual será sócio minoritário. O valor do investimento não foi revelado pelo empresário.

Por Alexandro Cruz, da Computerworld Brasil

Anúncios
Esta entrada foi publicada em News com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s