Windows 7 já tem mais mercado que o Vista, afirma consultoria


O Windows 7 tem mais usuários que o Vista, afirmou uma empresa de consultoria gerencial nesta segunda-feira (3/5).

Alguns fornecedores de ferramentas de análise da web, no entanto, contestam a revelação e afirmam que, de acordo com seus dados, o novo sistema da Microsoft ainda fica para trás em relação ao seu predecessor.

De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Janco Associates, o Windows 7 responde agora por aproximadamente 14,6% de todos os sistemas operacionais (SO) em uso, enquanto a fatia de mercado do Vista caiu para 12,6%. Os números de abril da Janco marcam a primeira vez que a fatia do Windows 7 supera a do Vista.

Mas outras métricas de uso de sistema operacional batem de frente com os da Janco.

A NetApplications, por exemplo, estimou a participação do Windows 7 em abril em apenas 11,7%, bem menos que os 15,6% do Vista. A empresa irlandesa de análise StatCounter também afirmou que o Windows 7 ainda está atrás do Vista, com o primeiro controlando 13,5% do mercado de SO em abril e o último, 20,2%.

A NetApplications calcula a fatia dos sistemas operacionais com base num conjunto de dados de cerca de 160 milhões de visitantes únicos aos sites de seus clientes. Já a StatCounter afirma que mais de 2 milhões de sites usam sua ferramenta gratuita de análise. A Janco, por sua vez, usa apenas dados de um conjunto reduzido de sites para elaborar seus resultados.

Antecipação
Mas a Janco pode apenas ter antecipado um resultado óbvio. De acordo com projeções feitas com dados da NetApplications – e assumindo que o ritmo do Windows 7 cresça e que o do Vista diminua em relação aos três últimos meses -, o Windows 7 vai ultrapassar o Vista como o segundo sistema operacional mais popular da Microsoft antes do fim de junho.

Os dados da NetApplications também mostram que, em dezembro de 2010, o Windows 7 responderá por 24% de todos os sistemas operacionais em uso no mundo, ao passo que o Vista terá ficado abaixo de 10% pela primeira vez desde abril de 2008.

Por todas as contas, o Windows XP continua a dominar o cenário de SO, com uma fatia que varia entre 56,2% (StatCounter) e 63,4% (NetApplications). Embora o Windows XP esteja agora sob o que a Microsoft chama de “suporte estendido”, ele continuará a receber atualizações de segurança até abril de 2014, o que fará dele o sistema de suporte mais longevo que a Microsoft já produziu.

A Microsoft tem alardeado a aceitação rápida do Windows 7 por meses, e responsabilizou essa escalada pelo aumento de receita líquida de 35% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2009. À época, a Microsoft afirmou que 10% dos PCs do mundo estariam rodando Windows 7.

De acordo com a NetApplications, a fatia do Windows 7 ganhou aproximadamente 1,5 ponto porcentual em abril, o maior aumento mensal desde janeiro, quando o sistema ganhou 1,9 ponto. A StatCounter estimou o aumento do Windows 7 em abril em aproximadamente 1,6 ponto, enquanto a Janco apontou um crescimento de 2,4 pontos para o sistema no mesmo mês.

Por Gregg Keizer, da Computerworld/EUA

Anúncios
Esta entrada foi publicada em News com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s