Salesforce e VMware lançam plataforma Java para nuvem


A série de parcerias de grandes empresas da área de tecnologia da informação envolvendo virtualização e cloud computing ganhou mais um capítulo, protagonizado por Salesforce.com e VMware: as duas companhias decidiram reunir tecnologias para criar a plataforma Java de desenvolvimento corporativo VMforce.

A iniciativa foca cerca de seis milhões de desenvolvedores Java empresariais que a companhia estima haver em todo o mundo. “Depois dos aplicativos e da colaboração em cloud, que já possui uma base grande de usuários, é a plataforma de desenvolvimento que vai para a nuvem”, afirma Steve Herrod, chefe de tecnologia da VMware.

As empresas ainda não deram detalhes sobre preços e modelos de comercialização, mas a plataforma deverá estar disponível para corporações e também para desenvolvedores independentes. “Acreditamos que nosso serviço possa abrir espaço para a inovação nessa área de desenvolvimento”, defende Herrod.

O presidente da Salesforce para a América Latina e Caribe, Enrique Perezyera, afirmou que a estratégia para a venda da plataforma está na velocidade de implementação e custo. De acordo com o executivo, é possível implantar aplicativos na plataforma cinco vezes mais rápido, com metade do custo.

O que preocupa a maioria dos CIOs quando se fala em cloud computing é segurança. Perezyera acredita que essa questão pode ser superada em pouco tempo e cita como exemplo clientes que fazem avaliações constantes e obtém bons resultados. “Instituições como Citibank e Bank of America adotaram serviços na nuvem após uma metodologia séria de validação de segurança”, exemplifica.

A VMforce reúne bancos de dados e serviço de plataforma Force.com e as plataformas de virtualização da VMware, além de tecnologias abertas. Segundo Perezyera, a integração de tecnologias permitirá um desenvolvimento mais ligado às redes sociais, proporcionando retorno proativo das aplicações ao usuário. “Entramos no momento da Cloud 2, onde a mobilidade e a colaboração entrarão como elementos fundamentais”, afirma.

Por Rodrigo Afonso, da Computerworld

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cloud Computing, News com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s