IBM lança no Brasil pacote de BI para pequenas empresas


Para aumentar sua participação no segmento de pequenas e médias empresas (PMEs), a IBM está lançando no mercado brasileiro uma solução de Business Intelligence (BI) para esse segmento. O pacote é o IBM Cognos Express que promete ajudar empresários do setor, extraindo informações para análises e desempenho de seus negócios. Aos que quiserem experimentar a tecnologia, a Big Blue liberou uma versão para teste gratuitamente por 30 dias.

A nova oferta faz parte da estratégia de Business Analytics Optimization (BAO) da IBM, anunciada no ano passado para atender às necessidades do mercado de análise e previsão de dados. Estudo global realizado pela companhia com CIOs revelou que 83% dos executivos de PMEs classificam “inteligência de negócios e ferramentas analíticas” como prioridade para melhorar a competitividade no mercado.

Entretanto, o levantamento constatou que pouco mais de 53% destas organizações, ou cerca de 630 mil, em todo o mundo, têm investindo em BI. Isso em razão de elas terem orçamentos limitados e não poderem adotar a maioria das ofertas disponíveis no mercado.

O Cognos Express a IBM promete entregar às PMEs ferramentas de gerenciamento de desempenho utilizadas por grandes organizações. As soluções analíticas e de gestão de performance permitem a automatização de transações rotineiras, possibilitando que relatórios que levam dias para serem concluídos sejam finalizados em poucos minutos, segundo a IBM.

Solução

A solução é voltada para empresas que tenham entre 100 e 500 funcionários. Segundo a companhia, o produto oferece uma série de funcionalidades integradas e que atendem a todo o ciclo de gerenciamento de desempenho, como planejamento, orçamento e previsões.

A ferramenta provê também recursos de simulação de cenários e funcionalidades analíticas integradas, incluindo todo tipo de relatórios, análises e painéis gráficos.

O gerente de BI e gerenciamento de performance da IBM Brasil, Marcos Chomen, observa que uma das maiores dificuldades que as companhias enfrentam é dar inteligência aos dados e transformá-los em uma fonte segura e de fácil acesso a toda a organização, desde times de vendas e marketing aos processos de RH e finanças.

“Atualmente, a informação já é um diferencial competitivo e as empresas que tiverem controle de seus dados estarão um passo à frente de seus competidores”, afirma.

O IBM Cognos Express atende segmentos como de varejo, finanças, manufatura e seguros. A solução conta com três ferramentas (Reporter, Advisor e Xcelerator), que podem ser adquiridas em conjunto ou separadamente, de acordo com a necessidade do negócio. A versão para teste por 30 dias pode ser baixada pelo site da IBM.

Por Redação da Computerworld

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Management, News com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s