Cisco, EMC e VMWare respondem críticas sobre virtualização


Críticas e alertas de empresas como Microsoft, Hitacchi, HP e Juniper indicando que a aliança Acadia, de virtualização das empresas Cisco, EMC e VMWare e a oferta de soluções de comunicação unificada (UCS) da Cisco seriam proprietárias ou ‘engessariam’ os clientes, receberam um contra-ataque de executivos da Cisco e da EMC.

“Uma solução que reduz custos não me parece proprietária. Além disso, não se pode fechar as coisas quando se está em rede. Somos muito abertos”, disse o vice-presidente executivo de Operações Mundiais da Cisco, Rob Lloyd à COMPUTERWORD, durante o evento Cisco Partner Summit 2010, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Na abertura do evento, o executivo deu um leve recado aos rivais dizendo que a Cisco não teme e até “adora” a concorrência. “Isso nos torna mais fortes”. Mais tarde, em uma conferência com jornalistas, no entanto, o executivo foi mais enfático quando questionado sobre as criticas: “Nós começamos esta jornada há cinco anos em busca de inovação. Há empresas que estão há anos no mercado e não enxergaram esta oportunidade. Acho que os clientes vão identificar isso”.

De acorco com o executivo, a solução UCS conta com 480 clientes e oferece suporte a 15 mil aplicações para computação em nuvem. Quando lançado, o UCS foi motivo de alertas de empresas como HP e Juniper afirmando que a solução deixaria os clientes presos a um fornecedor.

Já o sistema de virtualização unificada VBlock, fruto da Coalisão Virtual Computing Enviroment (VCE) – grupo formado por Cisco, EMC e VMWare, em 2009 – foi criticado por ser “proprietário”. As afirmações partiram das empresas Microsoft e Hitachi, que anunciaram uma aliança recente para desenvolver, em conjunto, uma plataforma aberta de computação unificada para simplificar o gerenciamento de ambientes virtuais.

“Toda imitação é uma forma sincera de elogio”, disse o executivo da EMC, Dennis Hoffman, que também é vice-presidente sênior da Coalisão VCE. O executivo ressaltou que sua empresa trabalha com soluções de outros fornecedores, mas ressaltou a comparação. “É diferente comprar soluções de diversos frnecedores e um sistema que enxerga o ambiente como uma máquina virtual”, disse. “Não chega a ser o Nirvana da rede virtual privada, mas é um meio mais rápido e fácil de chegar lá”.

O executivo da VMWare e vice-presidente da VCE, Hatem Naguib, defendeu a estratégia de comercialização da aliança como um diferencial. “É fácil colocar parceiros juntos, mas neste nível de integração, acho difícil”, afirmou. “Veja que este não é um anúncio de marketing (…). Há desenvolvimento conjunto, suporte conjunto a vendas. Isso é importante observar em outras parcerias”.

Atualmente, a VCE está analisando o crecendiamento de novos parceiros comerciais. Os primeiros 45 foram selecionados entre canais da Cisco, da EMC e da VMWare, nos Estados Unidos, mas a aliança busca canais especializados em algumas áreas e já tem solicitações fora do mercado norte-americano. “Temos recebido muitas solicitações da América do Sul, especialmente do Brasil e da Argentina”, disse a vice-presidente da Coalisão VCE, Manjula Talreja.

Segundo a executiva, a oferta de soluções de computação privada têm atraido interesse de distribuidores, provedores de serviços e revendas de valor agregado (VARs, na sigla em inglês). O credenciamento destes parceiros deve ocorrer em breve, disse a executiva, sem citar datas.

Por Daniela Braun para a Computerworld*

*A jornalista viajou a São Francisco a convite da Cisco.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cloud Computing, Virtualization com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s