Processos de engenharia de requisitos


Estudando o livro Engenharia de Software – Ian Sommerville – 8ª Edição – capítulo 7

O objetivo do processo de engenharia de requisitos é criar e manter um documento de requisitos do sistema. Esse processo inclui quatro subprocessos: estudos de viabilidade (avaliar se o sistema é útil para a empresa); elicitação e análise (obter requisitos); especificação (converter esses requisitos em alguma forma padrão); validação (verificar se os requisitos realmente definem o que o cliente deseja).

Obtenção de requisitos: é o processo que reúne informações sobre o sistema proposto e os existentes para obter os requisitos de usuário e de sistema com base nestas informações. (Sommerville).

As formas de se adquirir informações são: pesquisa, questionário, entrevistas, observação, etc. As fontes de informações incluem: documentação, stakeholders (todas pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a utilização do sistema) e especificações de sistemas similares.

Cada fonte de informação apresenta um ponto de vista diferente e cada ponto de vista fornece uma perspectiva nova do sistema, que não são completamente independentes, geralmente aparecem requisitos comuns entre os pontos de vista.

Validação de requisitos: mostrar que os requisitos realmente definem o sistema que o usuário deseja, está relacionada com a descoberta de problemas com os requisitos. A validação é importante para evitar erros que causam custos excessivos.

Gerenciamento de requisitos: compreender e controlar as mudanças dos requisitos do sistema. É necessário manter o acompanhamento dos requisitos individuais e as ligações entre os requisitos dependentes para possibilitar a avaliação do impacto das mudanças de requisito.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Software Engineering com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s