Introdução a Engenharia de Software


Estudando o livro Engenharia de Software – Ian Sommerville – 8ª Edição – capítulo 1

O conceito Engenharia de Software surgiu em 1968 em meio a uma ‘crise de software’ (resultado da introdução de novo hardware baseado em circuitos integrados). Com este acontecimento os softwares começaram a evoluir, aplicações antes não realizáveis tornaram-se viáveis. O desenvolvimento informal de software não estava dando conta, os projetos eram entregues com muito atraso, os custos acima do previsto, os softwares não eram confiáveis e seu desempenho era insatisfatório. Enquanto os hardwares diminuíam de preço os softwares seguiam o caminho oposto.

Foram criadas novas técnicas e métodos de desenvolvimento que são utilizadas até hoje. De um lado aumentou a habilidade no desenvolvimento, de outro a necessidade de softwares mais complexos, resultado: novos desafios aos engenheiros de software.

Se formos analisar como a engenharia de software funciona hoje iremos perceber que houve grandes progressos desde 1968. Foram desenvolvidos métodos eficazes de especificação, projeto e implementação de software. As ferramentas disponíveis atualmente reduzem significativamente os esforços para se desenvolver sistemas complexos e de grande porte.

Não existe uma maneira única de se desenvolver um software, a diversidade de tipos de sistemas e de organizações que os utilizam requer uma diversidade de abordagens para o desenvolvimento do software, mas a base técnica, as noções de processo e de organização de sistemas, é a essência da engenharia de software.

Alguns conceitos/definições

Software não é apenas um programa de computador, mas também todos os dados de documentação e configuração associados, necessários para que o programa opere corretamente. (Sommerville)

Existem dois tipos de software: genéricos (popularmente chamados de software de prateleira) e os softwares sob encomenda.

Os softwares genéricos são aqueles desenvolvidos por uma organização para qualquer pessoa que quiser comprá-lo. Seu desenvolvimento é feito com base em estudos de necessidades de mercado e suas especificações são controladas pelo próprio desenvolvedor. Um exemplo deste tipo de software é o Office 2010 da Microsoft. Um produto que está agora em fase final de testes e seu lançamento previsto para o final de abril de 2010.

Os software sob encomenda são aqueles desenvolvidos de acordo com a especificação do cliente, tudo é desenvolvido com foco nas necessidades do cliente.

Atualmente encontramos no mercado softwares genéricos que são adaptados às necessidades do cliente. O sistema ERP é um exemplo de software genérico, grande e complexo, que é adaptado de acordo com as especificações do cliente.

Engenharia de Software é uma disciplina de engenharia relacionada com todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua manutenção, depois que este entrar em operação. (Sommerville)

O engenheiro de software faz as coisas funcionarem utilizando teorias, métodos e ferramentas conforme necessário. Buscam solucionar os problemas mesmo quando há necessidade de desenvolver novos métodos e ferramentas. Reconhecem que precisam trabalhar sob restrições organizacionais e financeiras, procurando soluções compatíveis com estas restrições.

A profissão do Engenheiro de Software, como todas as outras, tem suas responsabilidades profissionais e éticas. O bom profissional não se limita apenas as condições legais e sociais, mas deve estar atento também aos aspectos éticos e morais, para ser um profissional respeitado.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Software Engineering com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s