Microsoft lança SQL Server 2008 R2


Ferramenta traz como principal novidade recursos para a melhoria de funcionalidades de Business Intelligence.

A Microsoft anuncia nesta quarta-feira (21/4) o lançamento mundial do SQL Server 2008 R2, evolução do SQL Server 2008 que sai da versão beta após a empresa ter treinado cerca de 5 mil profissionais e 150 parceiros do canal nas novas tecnologias. De acordo com o gerente de marketing e da plataforma de aplicações da Microsoft Brasil, João Nunes Júnior, a nova versão faz parte da estratégia da companhia de oferecer serviços agregados à solução de bancos de dados, com foco no usuário.

Ele destaca, como novidades, tecnologias como a Master Data Services, capaz de alinhar registros existentes nos diversos sistemas de uma empresa, como os presentes no ERP e no CRM e Stream Insight, para captura e análise de informação em tempo real. Mas o executivo avalia que o que tem mais potencial de chamar a atenção das empresas são as novas funcionalidades para Business Intelligence.

Júnior conta que o SQL Server 2008 R2 passa a estar mais integrado ao Excel e ao SharePoint como ferramentas de BI. Presentes no Excel e no SharePoint, os novos recursos permitirão que os próprios usuários busquem informações e criem relatórios. “A ideia é que a informação não seja mais restrita apenas ao alto escalão e chegue em funcionários que também precisam de informações rápidas para a tomada de decisões”, afirma.

Na linha de eficiência em TI, a empresa lança também o conceito de Data Tier application, integrado ao Visual Studio 2010. Com esse recurso, os desenvolvedores podem definir em qual servidor determinada aplicação de dados vai rodar, quais são os requisitos mínimos do sistema, entre outras informações. “A ferramenta facilita a interação entre times de desenvolvimento e infraestrutura, garantindo que todos os requisitos sejam cumpridos”, explica. Júnior enfatiza ainda a compatibilidade das ferramentas com os novos equipamentos e ambientes nas organizações. “O SQL Server 2008 R2 está alinhado também aos lançamentos já anunciados de serviços na nuvem”.

Por Rodrigo Afonso, da Computerworld

Anúncios
Esta entrada foi publicada em News com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s