O que faz o Profissional de Sistemas de Informação?


A atuação principal do bacharel em Sistemas de Informação é lidar com a informática no mundo corporativo. Seu constante desafio é saber empregar as tecnologias de informação ao contexto organizacional de forma eficaz e eficiente. Portanto, sua atuação caracteriza-se por buscar uma sintonia entre uma infinidade de possíveis soluções de tecnologia e seu uso adequado numa organização Em função disso há enorme variedade nessa atuação profissional, tanto pelo universo das tecnologias de informação tanto como pelas diferentes características das organizações, que podem ser privadas, públicas, governamentais, não governamentais, reguladoras, internacionais, virtuais entre outras. As organizações precisam de informações para seu funcionamento adequado. Essas informações são de tipos variados e servem diferentes propósitos. Listamos abaixo algumas das tarefas que um profissional na área de Sistemas de Informação tem que fazer. É uma tentativa de ater-se, num alto nível de abstração, ao que consideramos as tarefas básicas sob o ponto de vista técnico. Aqui não incluímos os aspectos gerenciais, nem sociais relacionados.

As tarefas básicas são:

Lidar com Clientes (Clientes)

Esse tipo de tarefa exige contato com clientes, isto é com pessoas que querem algum resultado que envolve a informática. Essas tarefas são particularmente interessantes para aquelas pessoas mais extrovertidas e que gostam de manter contato com outros profissionais. Reuniões e entrevistas são práticas freqüentes nesse tipo de tarefa. Aqui o profissional de informática tem possibilidade de aprender ou aprofundar seus conhecimentos em assuntos não diretamente ligados à informática. Muitas vezes esse contato pode ser feito externamente a organização onde atua o profissional e pode envolver viagens. Caso o profissional seja um vendedor ou consultor de empresas fornecedoras de tecnologia, seus clientes serão outros profissionais de informática que desejam algum serviço.

Lidar com Fornecedores (Fornecedores)

Esse tipo de tarefa exige que os profissionais tenham contato com outros profissionais da área, que desempenham funções ou de vendedores ou de consultores. Essa tarefa exige dos profissionais da organização conhecimento técnico das tecnologias para que a decisão de compra seja a melhor possível. Nessa função é importante também estar pronto para aprender, porque na área de informática é grande a oferta de novos produtos ou serviços. Muitas vezes é necessário que os profissionais tenham que fazer cursos de atualização para saberem escolher dentre as novas tecnologias. Esse tipo de tarefa exige também um viés empresarial, visto que muitas vezes o profissional pode estar encarregado de negociações. A convivência com consultores é comum na profissão o que aumenta também a oportunidade da aquisição de novos conhecimentos. Nesse tipo de tarefa também é comum o profissional participar de congressos ou feiras ou de visitas a fornecedores. Vale observar que os pessoas trabalhando como fornecedores podem, também, ser profissionais de informática.

Escrever Documentos Técnicos (Escrever)

Esse tipo de tarefa é a que envolve mais conhecimento técnico. O profissional de informática escreve constantemente. Só que não necessariamente escreve em Português. Ele escreve normalmente em linguagens artificiais, isto é linguagens que tem regras próprias e muitas vezes são bem diferentes do Português ou do Inglês. Típico é escrever no que são chamadas linguagens de programação tais como C, Java, Visual Basic, Delphi, Php entre outras ou em linguagens de definição de texto como XML ou de marcação como Html. Usam-se também linguagens gráficas como a UML ou o MER ou o DFD para organizar o trabalho. Usam-se também linguagens parecidas com linguagens de lógica ou matemática. Claro que, para escrever nessas linguagens o profissional tem que saber lê-las. Essas linguagens são fundamentais, porque auxiliam o profissional na comunicação entre seus pares e auxiliam a comunicação com o computador.

Criar Organizadamente (Criar)

Mas o que escreve o profissional? Os documentos que o profissional produz são os resultados de seu trabalho. Ele escreve sobre o entendimento do problema, ele escreve sobre as vantagens ou desvantagens de uma tecnologia, ele escreve a especificação de uma nova ou renovada solução de informática, ele escreve o conjunto de programas de computador, ele escreve os manuais, ele escreve as estruturas de dados (organização das informações), ele escreve os procedimentos que a organização usará para lidar com a solução de informática. Mas é só escrever? Claro que para escrever o profissional terá que utilizar seus conhecimentos técnicos para criar soluções que sejam condizentes com a organização. Essa criação de soluções necessita criatividade associada com as práticas já consolidadas na profissão.

Usar Conhecimentos Técnicos (Técnicas)

Esse tipo de tarefa pode envolver cálculos simples ou complexos, manipulação de fórmulas complexas, composição de “quebra-cabeças”, raciocínio lógico, cálculos lógicos, indução, dedução e capacidade de reconhecer situações onde uma solução já existente pode ser aplicada.

Um matemático famoso, George Poyla, escreveu que, para se solucionar um problema, deve-se: a) entender o problema, b) propor um plano, c) levar o plano adiante e d) conferir o resultado. Esses passos devem ser uma preocupação constante no uso de conhecimentos técnicos.

Julio Cesar Sampaio do Prado Leite

http://sisdinf.blogspot.com/2007/11/o-que-faz-o-profissional-de-sistemas-de.html

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Several. ligação permanente.

Uma resposta a O que faz o Profissional de Sistemas de Informação?

  1. Nicole Gica diz:

    e aí, vai ser SI mesmo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s